texto por Diogo Graça
Les de l’hoquei, a série catalã que conta a história de um grupo de amigas adolescentes jogadoras de hóquei, começou como um trabalho de faculdade e neste momento é distribuída internacionalmente pela Netflix.
O conceito da série não é inovador – tratando-se de um produto de género juvenil muito demarcado – mas o ângulo pelo qual aborda o universo adolescente é novo e refrescante. Les de l’hoquei centra a sua narrativa numa equipa de hóquei feminino catalã e parte desse lugar concreto e original para refletir sobre temas tão pertinentes e universais quanto o Feminismo e a Misoginia.
Quanto às suas fraquezas, o guião da série, bem como algumas prestações, mostra-se um tanto frágil e pouco orgânico em certas situações. Talvez consequência da ainda curta experiência das criadoras e de alguns membros do elenco. Não obstante, essas fragilidades não comprometem o desenrolar da narrativa, sendo ainda facilmente compensadas pelo veracidade e jovialidade dos diálogos e interpretações.
Produzida pela Brutal Media em colaboração com a TV3, Les de l’hoquei traz escolhas musicais interessantes, cenários realistas, fotografia e realização cuidadas e um ensemble de desportistas cheias de atitude e personalidade.
texto de Diogo Graça para a revista PARQ, #67 Outubro de 2020