A Lil Party Never Killed Nobody (?)

Texto de João Pereira

Another Round – Druk – é o novo filme do aclamado realizador dinamarquês Thomas Vinterberg. Responsável pelos sucessos “A Festa” e “A Caça”, o cineasta retorna ao cinema com uma obra que coloca o alcoolismo em primeiro plano. Protagonizada magistralmente por Mads Mikkelsen, Another Round é um filme a que certamente não ficará indiferente.

Another Round acompanha a história de Martin e dos seus três amigos e colegas de profissão. Estes professores de liceu vivem vidas pessoais conturbadas, encontrando-se divididos entre a solidão e problemas de índole matrimonial. Para combaterem as suas frustrações decidem seguir uma inovadora doutrina filosófica. Esta advoga que todos os seres humanos possuem uma deficiência alcoólica no seu sangue e, como consequência, devem consumir uma dada quantidade estipulada de álcool de modo a serem mais felizes e produtivos. À medida que o tempo vai passando, os amigos decidem ultrapassar os pressupostos iniciais da experiência e aumentar gradualmente as doses de consumo para maximizar os seus resultados. Entrarão, então, numa espiral destrutiva em todas as fases da sua vida.

Não é por acaso que Vinterberg escolhe indivíduos com empregos estáveis como personagens do seu filme. Afinal, ninguém é imune a cair nas mãos do vício. O realizador deseja que o espectador reflita sobre o poder que as nossas escolhas têm nas vidas de quem nos rodeia. A escolhas que estas personagens fazem, ainda que em aparente contexto lúdico, acabam por afetar negativamente as vidas de todos aqueles que os rodeiam.

É legítimo questionar, quais os caminhos que somos capazes de escolher para fugirmos dos nossos problemas?

Texto de João Pereira para a revista Parq #69 Março 2021 .pdf (parqmag.com)