Ao contrário do passado, os hotéis são cada vez mais peças chaves na vida social de numa cidade. Essa transformação que verificamos há algum tempo fez com que a morfologia dos hotéis se alterassem e que as suas partes sociais estivessem mais expostas, fazendo com que zonas de restauração e bar aparecessem viradas para a rua, ocupando assim o primeiro plano do conjunto. O The Ivens é um hotel detido pela Seguradora Tranquilidade, mas gerido pela equipa do Lx Boutique Hotel. Segue a mesma tendência ao propor que ao nível térreo seja uma espécie de zona de aparato com múltiplas funções, sendo os andares superiores mais reservados, exclusivos aos hóspedes.

Rocco – Gastro bar

Para isso contribuiu e em muito o já muito conhecido decorador espanhol, Lázaro Rosa-Violán. Com outras obras em Lisboa, criou vários ambientes diferenciados numa profusão decorativa, que é já seu atributo. Marcando o espaço de cada função, os pisos térreos são um antídoto ao minimalismo e uma espécie de pastiche de várias tendências decorativas das últimas décadas ilustradas em revistas de decoração. Sendo assim, ao transpor a porta do hotel deparamo-nos com um ambiente constituído por uma lareira e vários sofás, a perspetiva ideal da sala de família, materializada na imagem da casa da montanha que certamente os nossos avós sonharam. Se desviarmos os olhos para outros cantos encontramos exotismo dado pela memória das aventuras do explorador Roberto Ivens em África.

Rocco – Ristaurante

A entrada para a zona mais pública do hotel, faz-se pela esquina oposta, onde o tráfico pedestre aumenta. “Rocco” podemos ler à entrada, enquanto o porteiro gentilmente nos abre a porta, convidando-nos a imergir numa área de sedução para todos os sentidos. É-nos servido aos poucos, porque é impossível alcançar a sua totalidade só num primeiro olhar. Patamares desnivelados oferecem várias áreas, a começar pelo Gastro bar que tem uma posição central. Segue-se a opção subir um nível e alcançamos o Crudo, um bar mais recatado especializado em ceviche e marisco em geral. Se descemos um nível entramos no restaurante, especializado em comida italiana e carne maturada. Depois disso ainda existe um terraço que promete fazer as delícias do próximo verão. Cada zona referida foi pensada para ter um ambiente diferente e por isso circular pelo espaço é descobrir detalhes, é ser surpreendido pela ousadia:

Rocco – Gastro bar

Certamente Lázaro Rosa-Violán, pensou na ideia de aventura, tomando o exemplo de Roberto Ivens que explorou em Africa um território desconhecido. O balcão do Gastro bar e a zona envolvente remete-nos para um choque entre os anos 20 e os 80, marcado por uma exuberância decorativa, de texturas e de materiais. Essa grandiosidade anda a par com as referências marcadas tanto na carta de bar como na de vinhos. Opulência é a palavra chave para descrever o quadro geral. Já, entrando no recatado Crudo parece que somos convocados para a casa de Praia, para a Riviera francesa nos anos 60. Por fim o Ristorante, tem algo do requinte do Expresso do Oriente. O culminar de todo o percurso que nos leva a uma exaustão dos sentidos, será certamente a chegada aos lavabos com referências à flora e à fauna exótica replicada ao infinito pelos jogos de espelhos. Abertos a todos os géneros, sem exclusões, o The Ivens Hotel é o hotel de todos e para todos.

Texto de Francisco Vaz Fernandes para PARQ_72.pdf (parqmag.com)

Quarto no The Ivens (decoração Cristina Matos)

The Ivens Hotel, Rua Capelo, 5 (Chiado) Lisboa

Rocco, Rua Ivens 14 (Chiado) Lisboa – Telf (+351) 210543 168

rocco@rocco.pt

Lavabos do Rocco