Projeto Triangulo da Cabana Mad para a PARQ_77.pdf (parqmag.com)
Kaja Upelj (n.1992) é uma artista eslovena que trabalha entre o seu país natal e o Reino Unido. Upelj. Formou-se no Royal College of Art (2018) tendo uma especialidade em vidro. Antes disso, recebeu BA na Academia de Belas Artes e Design em Ljubljana (2016). Durante o seu mestrado, Upelj desenvolveu uma técnica em que as cores iridescentes ocorrem a partir de reações químicas dentro do vidro. Kaja ganhou inúmeras bolsas de estudo e prémios, incluindo ser nomeada para a Queen Elizabeth Scholarship Trust Scholar no Reino Unido e um dos jovens talentos emergentes globais na New Horizons 2018 na China. Já expôs internacionalmente, mostrando em feiras de arte como Collect em Londres, Miart e Milan Design Week em Milão, bem como no Nomad Circle situado em várias cidades.
ACHAS QUE O FUTURO ESTÁ DE VOLTA?
Não acho que o futuro como o conhecíamos está de volta, pois a nossa perceção do entorno mudou, devido a pandemias fomos forçados a romper com o passado e imaginar nosso mundo de novo. Estamos reconstruindo nossos objetivos para o futuro e, ao mesmo tempo, percebendo a importância de relacionamentos humanos significativos, porque quando tudo é reduzido ao básico, só podemos confiar uns nos outros.
O MUNDO CRIATIVO É LIBERDADE?
Para mim, ser criativo e fazer arte é muito libertador, pois posso expressar-me de várias maneiras e capturar assuntos às vezes difíceis de uma forma mais subtil. Não acho que haja muita limitação no mundo da arte, pois o objetivo do artista é trazer à tona as emoções que as pessoas podem não estar cientes, e essas emoções podem ser tristeza, nojo ou empatia.
SE PUDESSE PASSAR UM DIA COM UM ARTISTA, VIVO OU MORTO, QUEM SERIA E O QUE FARIA?
Gostaria de passar um dia com Marina Abramovič, sem agenda específica, apenas para falar sobre a sua prática e o impacto emocional gerado pela comunicação não verbal.
texto por Texto de Antonio Littieri para