Globos de Ouro 2024 – Recap
texto por Bernardo Semblano @bernardosemblano
A 81º edição dos Globos de Ouro da Hollywood Foreign Press Association decorreram nesta passada madrugada, de 7 para 8 de janeiro no Bervely Hilton, no coração de Beverly Hills.
Apesar de a entrega de prémios ter sido alva de polémicas nos últimos anos, do suborno à falta de representatividade de pessoas de cor no grupo de voto, a instituição tem vindo a trabalhar na limpeza da sua imagem para que voltem a ser vistos como a entrega de prémios mais legítima logo após os Óscares.
Com inúmeras celebridades presentes, oriundas de várias indústrias, os Globos de Ouro escolheram, mais uma vez, os melhores do cinema e da televisão, dentro da comédia e do drama.
Em filme dramático, Oppenheimer foi o grande vencedor, tendo arrecadado as estatuetas de Melhor Filme Drama, Melhor Ator Drama (Cillian Murphy), Melhor Ator Secundário (Robert Downey Jr.), Melhor Realizador (Christopher Nolan) e Melhor Banda Sonora Original (Ludwig Göransson).
Sobre filme de comédia, Poor Things (que ainda não teve estreia em Portugal) foi o preferido. Levou para casa Melhor Filme Comédia/Musical e Melhor Atriz Comédia/Musical (Emma Stone).
Como o grande fenómeno do cinema de 2023 foi Barbenheimer, temos de mencionar o filme da Barbie, realizado por Greta Gerwig. Apesar de várias nomeações e de ser um dos mais queridos do público, o filme conquistou apenas os prémios de Conquista Cinematográfica e de Bilheteira, visto que este foi o filme mais visto do ano passado no Mundo e, Melhor Canção Original com a faixa “What Was I Made For?” escrita por Billie Eilish e, o seu irmão, Finneas O’Connell.
Em televisão dramática, Succession, da HBO, dominou. Tendo arrecadado as estatuetas de Melhor Série Drama, Melhor Ator Drama (Kieran Culkin), Melhor Atriz Drama (Sarah Snook) e Melhor Ator Secundário (Matthew Macfadyen).
No caso da comédia, The Bear, da Hulu, foi a predileta porque ganhou Melhor Série Comédia/Musical, Melhor Ator Comédia/Musical (Jeremy Allen White), Melhor Atriz Comédia/Musical (Ayo Edebiri).
Sobre minisséries ou filme para televisão, a série limitada Beef, da Netflix, (que já foi revista pela Parq) conquistou Melhor Minissérie, Antologia ou Filme para TV, Melhor Ator em Minissérie, Antologia ou Filme para TV (Steven Yeun) e Melhor Atriz em Minissérie, Antologia ou Filme para TV (Ali Wong).
De destacar também, Elizabeth Debicki que conquistou o troféu de Melhor Atriz num Papel Secundário em Televisão pela sua versão da Princesa Diana, em The Crown (a última temporada também foi revista pela Parq).
Relativamente ao Tapete Vermelho, as mulheres mais bem vestidas, sem nenhuma ordem em particular, foram Dua Lipa em Schiaparelli, Jennifer Lawrence em Dior, Pom Klementieff em Dolce & Gabbana e, Rosamund Pike em Dior. Uma passadeira muito marcada pelos brancos e pretos, com alguns toques de vermelho.
Em relação aos homens podemos destacar, Barry Keoghan em Louis Vuitton, Colman Domingo em Louis Vuitton, Lenny Kravitz em Alexander McQueen e, Pedro Pascal em Bottega Veneta.