Texto por Jéssica Lima

Reshape Ceramics é o novo projeto social da APAC Portugal, uma associação que trabalha em meio prisional para promover a reinserção social. Todos os lucros são reinvestidos na organização para aumentar o número de vidas impactadas. O projeto passa por formar, capacitar e dar emprego às pessoas da comunidade prisional, como forma de transição para o mercado de trabalho. É a porta aberta ao mundo prisional que tem potencial e talento confinado.

Filipa Teixeira (https://filipateixeira.com/)

Um conjunto de coincidências na vida de Duarte Fonseca fê-lo encontrar uma Olaria praticamente equipada, numa das muitas visitas a estabelecimentos prisionais do nosso país. A ideia criou assim a oportunidade de chegar à casa dos clientes, peças como pratos, taças, copos produzidos por pessoas reclusas, ou ex-reclusas.

O projeto divide-se em dois espaços, um atelier dentro da prisão para as pessoas que fazem parte do projeto poderem trabalhar quatro horas por dia. No final do mês são remuneradas pelo seu trabalho. As peças produzidas durante a semana são depois levadas para o Atelier do exterior, atualmente sediado no espaço da Avó Veio Trabalhar, onde o controlo de qualidade é feito e os stocks do site atualizados. Todos precisam de novas oportunidades e a Reshape é a oportunidade em várias vidas concretas.

www.reshapeceramics.com

A Avó VeioTrabalhar

Largo Mendonça e Costa 10, Arroios, Lisboa

Texto por Jéssica Lima para a revista PARQ 68 Dezembro de 2020