Texto por Hugo Pinto
O NOS ALIVE 2024 está a chegar. Com a divulgação dos horários dos concertos, ficam as nossas sugestões para que não percam nada! (programa completo)
11 Julho Quinta-Feira
Começa em alta a edição de 2024 com muitos e bons concertos logo no primeiro dia. Um pouco antes das 18.00 os neo-zelandeses Unknown Mortal Orchestra abrem o palco Heineken com o seu indie rock descontraído e muito cool. Às 19.20 há que espreitar o Conjunto Corona. O dúo de David Bruno e Logos promete trazer a festa das bruxas a Algés e diz quem os viu ao vivo que eles nunca desiludem.
Às 20.00 no palco principal Benjamin Clementine é imperdível! Numa actuação que promete ser mágica haverá jazz, soul, pop e tudo o mais. Eu vou ficar até ao fim de Clementine mas, caso não esteja a gostar, os Bateu Matou trazem o som Afrotuga à tenda WTF Clubbing às 20.50 e a festa vai ser animada.
Entretanto há Smashing Pumpkins às 21.50 no palco principal mas também há que jantar porque a noite promete ser longa. A pop dançável dos Parcels tem dado que falar e nós não os vamos querer perder. Estes simpáticos australianos actuam às 22.50 no palco Heineken.
À meia-noite os Arcade Fire estão de volta. Haverá quem ainda não os tenha visto?! São justificadamente as estrelas maiores do primeiro dia. Estes canadianos liderados por Win Butler nunca desiludem ao vivo e a noite promete ser memorável.
Quando for 1.30 Jessie Ware promete fazer dançar toda a gente com a sua mistura de soul, funk e disco. As expectativas são tão altas que até se justificaria uma actuação no palco principal mas ficou para a tenda Heineken. Depois disso já deve ser tarde para mim mas seria injusto não destacar a actuação em formato DJB2B da dupla tuga Moullinex e GPU Panic.
12 Julho Sexta-Feira
Quem é do rock, particularmente do rock americano com muito gospel e blues, não vai querer perder a energia dos The Heavy no palco Heineken às 17.00. No pequeno mas animado palco Coreto, a rapper tuga BR!SA actua ás 19.00. Com rimas politicamente desafiantes e beats duros, tenho curiosidade de a ver ao vivo. Já para quem prefere o rock inglês, mais jovem mas igualmente energético, há os Sea Girls
às 19.30 no WTF Clubbing.
Quando forem 20.00, no palco principal, actua Ashnikko. Às 22.00 actua Tyla e por volta das 23.45 a super estrela Dua Lipa. Todas estas mocinhas fazem o mesmo tipo de som. Uma pop dançável, com muita soul, R & B e hip-hop. Ritmos urbanos e produção imaculada vão animar um espetáculo que faz vibrar as gerações mais novas. E, se bem as conheço, vão todas gravar e transmitir nas redes sociais.
Entretanto às 22.40 no palco Heineken actua o britânico de raízes ugandesas Michael Kiwanuka. É neste segundo dia, o concerto por mim mais esperado. Uma voz quente, um piano jazzado, ritmos dançáveis q.b …Tudo impregnado de soul e carregado de sentimento. Quando for 1.30 da manhã, Genesis Owusu promete trazer o seu hip-hop desconstruído e infectado de ritmos africanos à tenda Clubbing. Os seus vídeos prometem um concerto espectacular, a ver.
Para terminar em alta o segundo dia há Floating Points, tendo em conta que o concerto é quase às 3 da manhã, calculo que seja DJ set. É sem dúvida um senhor da música eletrónica. Já foi do Tecno, do Ambient e da I.D.M. Ultimamente até fez um discão com muito jazz mas, tendo em conta a hora, apostaria em ritmos dançáveis 4 por 4, um set eclético e misturas precisas. Pena que seja tão tarde.
13 Julho Sábado
Perto das 20.00 as Breeders trazem o seu som único ao passeio marítimo de Algés. O icónico “Last Splash” está a fazer 30 anos e a banda de Kim Deal deve revisitar este e todos os seus outros clássicos.
Às 20.50, uma sugestão fora-da-caixa, Manuel João Vieira numa rara aparição de Stand Up na espaço Comédia.
Quando forem 22.00 no palco Heineken, há surf-rock com muito indie pelos Khruangbin. Prometem um som simpático, guitarrinhas ao léu, algum dub mas tudo muito tranquilo. Aproximadamente à mesma hora o dúo Shouse estará a infectar de House quem se aproximar da tenda Clubbing.
Às 23.00, Eddie Vedder e sus muchachos prometem dar um concertão. Os agora mui respeitáveis Pearl Jam trazem novamente o seu rock de Seattle a Portugal e a sua vasta legião de fãs vai-lhes agradecer todos os seus hits.
Passando uma da manhã, Vitalic promete fazer dançar todos e mais alguns no WTF Clubbing. DJ eclético e popular, este francês é capaz de remisturar nomes grandes e desconhecidos em dj sets de deixar água na boca.
Ficam as sugestões, divirtam-se se faz favor!