Travellers
Com um percurso dentro da tradição da fotografia de rua, Michael Joseph, quis no entanto, fugir aos estereótipos do foto-jornalismo que de certa forma estão na génese deste género fotográfico, que foi muito forte na América. Lost and Found consiste num conjunto de imagens que cria retratos de uma pequena comunidade que rejeita a sociedade moderna e tem a particularidade de viajar pelos estados americanos de comboio ou à boleia, quando não a pé. Michael Joseph, consegue produzir retratos que fogem a um olhar piedoso e ao mesmo tempo voyeurista da desgraça alheia. O fotógrafo chama-lhes travellers e na verdade são vagabundos que se deslocam sem destino, vivendo ocasionalmente em pequenas comunidades heterogéneas, mas com alguns elementos identitários comuns.
A documentação desta comunidade foi sendo registada ao longo de 10 anos. Começou com um encontro casual com um deles quando o fotógrafo tinha em mente encontrar indivíduos que pudessem produzir retratos que transmitissem estranheza. Foi apenas no segundo encontro, também casual que o reconhecendo, Michael Joseph começou a ganhar a sua confiança e gradualmente foi introduzido a outros elementos desta singular comunidade que também se deixaram fotografar. Ou seja, as fotografias de Michael Joseph não tem aquele elemento de espontaneidade que tanto associamos às fotografias de rua que vivem muitas vezes de um click único num momento feliz e único que fez a foto mas que é irrepetível. É essa capacidade de produzir esses momentos únicos que captavam a atenção humana que criou o nome de grandes fotógrafos. No caso de Michael Joseph, o seu trabalho vive da realidade que nos é transmitida da rua, mas desvinculado da curiosidade do momento. Na verdade, as suas fotografias exigem um certo grau de intimidade e proximidade com as pessoas que retrata e, apesar de serem realizadas na rua, nos locais onde os travellers circulam, o fotógrafo procura fundos neutros que os descontextualizam da realidade que os envolve. Todo o seu trabalho tem um valor documental com carácter antropológico.
Os retratos fotográficos de Michael Joseph são semelhantes àqueles que a sociedade burguesa nascida na revolução industrial explorou para si, para assinalar a relevância das suas vidas. É esse valor mais triunfante que no final de contas encontramos nos retratos de Lost and Found apesar de todas as cicatrizes visíveis.
@michaeljosephphoto
Cortesia de Daniel Cooney Fine Art, Nova Iorque
Texto de Francisco Vaz Fernandes para a Parq, edição de Maio de 2019