A portuguesa Clara Chu, finalista do curso de moda da Royal Collegeof Art de Londres foi a vencedora do concurso International Suport Talent na categoria de acessórios. O concurso que acontece todos os anos em Trieste, Itália é um dos mais importantes para os finalistas das escolas de moda, uma vez que que só leva um numero de jovens criadores a concurso. Para muitos, não deixa de ser um barómetro internacional sobre as melhores escolas de moda uma vez que aqui se joga quem consegue coloca mais finalistas no concurso e quem consegue através dos seus alunos ganhar o maios numero de destinções.

Este ano , o prémio na categoria de acessórios foi para a portuguesa Clara Chu, que apresentou uma coleção que questiona a definição de acessório de moda no contexto de alimentos e o seu sistema de transporte. A coleção reapropria-se de utensílios de cozinha produzidos em massa, ao mesmo tempo que utiliza processos e tecnologias artesanais. Na sua coleção convivem a par as técnicas tradicionais de trabalhar o couro ara a confeção de uma bolsa, com a fundição de resinas, impressão 3D e cortes a laser. Ao associar um acessório de moda com um caracter de luxo a objectos do quotidianos como um espremedor de citrinos, uma tampa de garrafa ou um funil, esta coleção procura enfatizar um certo caracter humorístico que prevalece nos seus trabalhos.

Clara Chu é a segunda portuguesa a ganhar um prémio de 10.000 euros no Its. Valentim Quaresma ganhou um prémio na mesma categoria em 2008.

@clarac