É numa parceria entre o Município de Alfândega da Fé, a produtora MediaUtopia e a Associação AEPGA que surge este projeto de fotografia e vídeo com o objetivo de chamar a atenção para a preservação do gado asinino e muar do concelho de Alfândega da Fé, tal como o seu legado cultural e social. O projeto realizado e fotografado por João Pedro Marnoto contou com o veterinário Miguel Nóvoa, que efetuou a pesquisa no campo.
Em Fé nos Burros viaja-se para um mundo rural, solitário, pequeno em dimensão, mas grande em sabedoria e tradição. Centrado nos burros, nas mulas, nos machos e os seus donos, este documentário mostra a relação de cumplicidade que existe entre estes animais de trabalho e os seus donos. Relata-se a importância cultural e social destes seres, na realidade da região interior “em que muitas vezes as pessoas viram os seus filhos partir e o animal, os burros, os machos, as mulas são uma companhia e uma forma de saírem de casa e poderem continuar a viver o seu dia-a-dia”. Fala-se de modernidade, desta ter substituído muitos destes animais companheiros por máquinas como os tratores e que trouxeram outros atributos aos burros como o ecoturismo, os fins medicinais, a afinidade para com as crianças, a docilidade. Cantam-se cantigas, produz-se vinho, batem-se as cartas na mesa, sentem-se vivências e emoções. Um mundo onde se quer pouco e se dá muito – “só estamos bem a dar de beber e de comer”.
Fé nos Burros é um convite ao interior e a esta realidade que faz parte da nossa história e memória coletiva.
O projeto esteve presente em várias e exposições apresentações e ganhou dois reconhecidos prémios no Festival Internacional de Cinema Ambiental.
texto de Sara Pereira