A revista DRAFT001 irá lançar na noite do dia 8 de junho na Outra Cena, em Lisboa, o seu terceiro número durante a festa Keyholders of Midnight 2, uma noite que nos promete levar a navegar nas profundezas da exploração artística e do mistério, contando com a colaboração da festa Furacão17 para fazer a curadoria de uma das pistas do clube.

Esta noite surge no contexto da celebração da Première da revista, onde o público poderá folhear pela primeira vez o mais recente issue, cujo conteúdo é ainda uma total incógnita. Também irá haver cópias à venda no local.

Réda Ait Chégou e Pierre Demonès, mentores da revista Draft001, pretendem mais uma vez dar a conhecer artistas, ícones culturais e ativistas que desafiam o status quo, re-imaginando narrativas mainstream. Através do enigmático tema “Out of Frame”, a terceira jornada da revista começa onde o familiar acaba.

Draft001 é um coletivo e uma publicação independente criada em 2019, em Paris, com o objetivo de criar espaço para quem vai para lá das fronteiras da moda, da arte e da música, desafiando as metodologias vigentes e rompendo com o status-quo. As primeira edições publicadas foram “Big Bang” (2021) e “Parade” (2023), e existem ainda cópias disponíveis à venda para o Mundo inteiro.

Capa do terceiro número da Draft001, “HORSCHAMP”, por Max Saward

Preparem-se para ficar cativades com um alinhamento que traz de volta a Portugal a DJ e produtora paulista Slim Soledad. A artista oriunda de Guarulhos tem vindo a conquistar as pistas de dança do mundo inteiro, fundindo o funk e influências brasileiras com o techno, o hardgroove, o hardcore, entre outras sonoridades mais aceleradas.

A primeira vez que tocou em Portugal foi no MusicBox, na carniçeira, festa fundada por Cigarra (recorda aqui a entrevista que deu à Parq). Nesta noite tocou também XD ERIC, da festa CHERNOBYL, que transita entre Berlim e Brasil. Da segunda vez que esteve na capital portuguesa, Slim Soledad tocou no icónico Planeta Manas, na festa DESCE da DJ, produtora musical e cultural BLEID.

Neste line-up, constava também Turkana (DJ e produtora do Sudão do Sul pertencente ao coletivo ANTI-MASS), Violet (DJ, produtora, criadora da editora discográfica Naive e co-fundadora do Planeta Manas) em B2B com BLEID e Fayxka (DJ e artista visual e AI) e Marcolan (DJ que explora sonoridades de Baile Funk, de R&B e Hip Hop, co-fundador da Furacão17).

De volta ao alinhamento da Keyholders of Midnight 2, tocará também Lewis G. Burton, DJ, performer e fundadora da rave hedonista londrina INFERNO, regressando a Portugal após a sua primeira passagem pelo Planeta Manas em 2022, onde a INFERNO fez um take over em colaboração com a CHERNOBYL e o duo REZGATE.

Para abrir a pista do This Side, onde estas duas DJs irão tocar no próximo sábado, dia 8 de junho, Seiva, fundador e programador da Outra Cena, trará mais uma vez a sua sombria seleção de Ambient, Techno e Breaks. Na outra sala da OC, a festa RAVE-FUNK com foco em sonoridades afro-brasileiras Furacão17 trará C0linas (DJ parisiense de origem congolesa a residir em Lisboa, co-fundador da festa Furacão17 e residente na rádio comunitária online francesa Olá), N▲N▼ (DJ, performer e violinista) e ainda SoundPreta (DJ, produtora cultural e fundadora da Quenga). A festa conta ainda com a performer Lola Bahjan.

Para ilustrar o cartaz da Keyholders of Midnight 2, foi convidado Parsa Mostaghim, artista experimental nascido em 1998, no Irão, e a residir atualmente em Istambul, na Turquia. Parsa entrega meios e estilos menos comuns, transmitindo ramificações de questões culturais e sócio-políticas que exploram a relação entre o artista e a sociedade. O seu trabalho oferece um estranhas e atraentes justaposições de um mundo alusivo e ambíguo, mas ao mesmo tempo fascinante, cheio de elementos surpresa que criam um estado entre o realismo e a abstração de quem o vê.

Cartaz da Festa de dia 8 de junho na Outra Cena, desenhado por Parsa Mostaghim

A Outra Cena, para quem ainda não conhece, é uma discoteca com nove meses de existência que se localiza no Poço do Bispo, na Av. Infante Dom Henrique, e o horário de funcionamento (horário de verão) é da 01:00 até às 07:00 horas da manhã. Os bilhetes podem ser adquiridos apenas na bilheteira do clube e têm um custo de 12€. Para o resto do mês, podem contar com uma programação variada, com nomes como Kerox, GENT1E $OUL, NOIA, BADSISTA, OSEIAS, DEIZE TIGRONA, entre outres. Recordamos que não é permitida a captura de imagens dentro do clube, para mais informações, consultem a página de instagram da OC.

Cartaz do mês de Junho para a Outra Cena, por P. Willian Barros & SUPER SURFACE STUDIO

Texto por Tatá Seixo Garrucho