restaurante

Mama Shelter é um novo projeto hoteleiro em Lisboa, que vem de França, pela mão da família Trigano, um dos fundadores do Club Med. Este modelo criado em 2008, trás novas perspetivas do serviço hoteleiro, pensado como um espaço descontraído, dinâmico e aberto à cidade. Nesse sentido, o espaço de restauração torna-se no interface desse encontro, de proporções generosas podendo acolher 300 pessoas sentadas. Em contraste, a área de check in parece diminuta, limitando a funcionalidade. Por tudo isso, Serge Trigano gosta de referir que tem um restaurante com quartos em cima.

Apesar de ser uma sala ampla temos a sensação de circular em vários ambientes que encaixam como um puzzle. A diferenciação deve-se à decoração que define ambientes diversos que quebram com a eventual monotonia de uma sala extensa. Para quem gosta de minimalismo trazemos más noticias, porque aqui vive-se a emoção do maximalismo, com uma profusão decorativa que procura referências nacionais. Rapidamente descobrimos cores vidradas criadas pelos azulejos da Viúva Lamego e que cobrem algumas superfícies ou então os peixes e crustáceos criados pela Bordallo Pinheiro, que ganham grande destaque na decoração. Convivem com cardumes grafitados num fundo preto, sendo este o único elemento que dá uma homogeneidade à totalidade do espaço. A profusão decorativa, as várias soluções impelem-nos a percorrer e a descobrir este espaço na mira de um canto mais pessoal. Por tudo isso, em pouco tempo, o Mama Shelter tornou-se num espaço trendy, um excelente fundo para qualquer selfie nas redes sociais. Assim, é sítio muito procurado e torna-se pertinente fazer reserva prévia. Numa consulta ao site, percebe-se que permite o booking de forma muito objetiva. Havendo disponibilidade, recebemos um email ou sms a confirmar a reserva.

Foi o que me aconteceu quando marquei uma mesa para dois. Era a minha segunda passagem pelo Mama Shelter. Da primeira vez, num final de sábado à tarde, não consegui mesa para quatro e ficámos pelas bebidas no balcão. Faziam-se os preparativos para um concerto ao vivo que ia acontecer num pequeno palco. Sempre de 5f a Sábado estando nos os restantes dias música ambiente.

Para o nosso almoço resolvemos começar por partilhar uma borrata com rúcula, pesto e tomate cherry confitado (12 euros) que nos deixou bem impressionados. Na verdade, os ingredientes frescos que encontramos aqui e os processos técnicos adequados, mesmo que simples, fazem com que uma carta por pequena que seja, possa brilhar. Nada de grandes arrojos criativos, mas os pratos certos para agradar a um público mais generalista. Com lotação máxima de 280 pessoas sentadas, bastava um vislumbre pela sala completa e encontrávamos um misto de funcionários de escritórios, turistas e público que anda às compras no centro da cidade. O polvo grelhado com húmus e couve pak choi pinhão e paprika (19 euros) veio a seguir, para comprovar a primeira impressão. Tudo perfeito, tudo bem combinado, certamente para repetir. Ainda houve espaço para uma pizza vegetariana (11 euros) dividida por dois, e novamente a mesma boa impressão. No essencial, a polpa de tomate fresca faz com que a massa tostada por baixo não fique demasiado ressequida, tornando a pizza mais suculenta, tal como eu gosto. De resto, parecia ser um dos pontos fortes da casa, bastava olhar para as preferências das mesas ao lado. Por fim, houve ainda espaço para um Tiramisu com amarguinha, (6 euros) servido num copo, o que me deixou reticente. Contudo a cremosidade do mascarpone e o sabor a café combinado com o licor de amêndoa estavam nas proporções certas e não me importaria de repetir numa próxima oportunidade. Todos os dias, à hora de almoço, há prato de dia (12 euros) que pode ser integrado num menu (16) que inclui prato de dia, bebida, café e entrada ou sobremesa como opção.

No Mama Shelter serve-se pequenos almoços das 7h às 10h30, almoços das 12h às 15h e jantares das 19h às 24h, mas durante, ou entre esses horários, há sempre tempo para serviço de bar e cafetaria mais simplificado, o que faz com que este espaço com música ambiente suave nunca tenha momentos mortos. Neste momento, a grande novidade é o buffet de brunch que acontece aos domingos entre as 12h30 e as 16h. Tem um custo de 35€ e oferece uma ampla variedade de opções à escolha: pasteis de nata, croissants, brioches e pains au chocolat, carnes frias, queijos e salsichas, bolos à fatia, crepes, ovos, iogurte, fruta, pão (e a tradicional broa de milho). Além disto, estão ainda disponíveis opções vegan e sem glúten. Para breve está ainda previsto um Roof Top com 180 lugares sentados, que promete animar as noites de verão e tornar o Mama Shelter cada vez mais um local obrigatório na nossa agenda.

Texto Francisco Vaz Fernandes

Mama Shelter

Rua do Vale do Pereiro 19

Almoço das 12h às 15h; e ao jantar das 19h às 23h de domingo a quarta-feira/das 19h às 00h de quinta-feira a sábado