Texto por Jéssica Lima

A SOS Racismo apresenta a 7ª edição da Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista que se realizará entre 2 a 4 de outubro no Teatro Municipal do Porto, Rivoli. Esta edição tem como objetivo “contribuir para descodificar e visibilizar o sistema racial, etnocêntrico e xenófobo que vigora na arquitetura do tempo e espaço em que vivemos”.

A MICAR pretende incentivar a discussão plural e efetiva de alternativas consequentes ao combate ao racismo e à discriminação étnico-racial e construção de uma sociedade completamente igualitária que permite a integração efetiva, a participação e a mobilidade e cidadania plena a todas e todos.

“Discutir-se-á o papel desempenhado pela cultura e pelos media – e.g., programas de entretenimento, de debate e comentário político – e a forma como estes têm vindo a naturalizar, no espaço público e político, formas de violência e de incitamento ao ódio que revitalizam aquelas e aqueles que no quotidiano enfrentam o Racismo e a Xenofobia”, declara a MICAR.

Uma iniciativa da SOS Racismo, com a co-produção do Teatro Municipal do Porto Rivoli e parceria institucionais do Instituto do Cinema e do Audiovisual e Transfrom! Europe.

Agenda:

2 de Outubro

-21H30: Eu não sou Pilatus

               What you gonna do when the world is on fire?

3 de Outubro

-17h30: Atlantiques

              Ceuta, douce prison

-21h30: Black Sheep

               Show me Democracy

4 de Outubro

-17h30: Opré Chavalé

               Our School

Sabe mais em www.micar.sosracismo.pt