A Poças, produtor de Vinho do Porto e DOC Douro, acaba de lançar no mercado português o «Trava-Línguas tinto 2019», o seu mais recente DOC Douro. A pensar num público mais jovem, a empresa fundada em 1918, criou uma app para animar e dar sequencia ao desenho do rótulo, criado pelo artista André da Loba.
Através do QR code no contrarrótulo – ou das habituais lojas de aplicações Android e IOS – é possível instalar esta aplicação que permite visualizar uma animação em realidade aumentada, que corre no espaço do rótulo, que traduz a interpretação que o ilustrador faz de um trava-línguas tradicional. A experiência pode ser gravada e partilhada nas redes sociais, através da própria aplicação, desenvolvida pela BOUND, consultora de tecnologia criativa, especializada em multimédia, realidade virtual/aumentada e inteligência artificial.
A utilização de novas tecnologias foi pensada para chegar a um público mais jovem e cosmopolita, e a colaboração com o artista nacional vem reforçar a ligação da Poças a diversos movimentos artísticos, o que tem acontecido nos últimos anos através de vários projetos desenvolvidos com artistas portugueses.
O convite é para viver esta experiência entre amigos, o que proporcionará certamente momentos descontraídos e animados. A par disto, uma componente mais informativa da aplicação apresenta o projeto e o artista, e dá acesso a um localizador de pontos de venda do produto, que neste momento se encontra disponível na loja física da Poças, bem como na loja online – https://shop.pocas.pt/ – por um PVP de 6,00€.
Para brindar e saborear, a proposta da Poças é de um vinho tinto sedoso e elegante, que incorpora boa intensidade aromática com notas de frutos silvestres, alcaçuz e cacau, e que termina com um final longo e fresco. Produzido com as castas tradicionais Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, provenientes de vinhas com 40 a 60 anos de idade, 20% do lote estagiou em barrica de segundo ano de carvalho francês.