SLIT(Lisbon Interdisciplinary & Transgressive Sessions), é uma plataforma criada em 2023 para apoiar a criatividade emergente. Tem cumprido o papel de construir e proteger espaços de partilha mais seguros para a comunidade LGBTQ+ e aliades, promovendo um ambiente de inclusão e expressão. Regressa este fim de semana à Outra Cena com o regresso de Dj g2g na próxima sexta-feira, dia 14 de março. 

DJ g2g

SLIT regressa agora, depois da sua proposta inicial em 2023, com a sua curadoria transgressiva, levando à Outra Cena, COSMO (dj set), Masari (performance de BDSM), KÜIÃ (dj set), DJ g2g, e Ecstasya em modo back to back com LAINX. A maioria dos nomes é já conhecida nos alinhamentos de SLIT, porém DJ g2g era o nome que faltava na lista.

DJ e producer, o DJ g2g desafia fronteiras tanto na música quanto na identidade de género. Com uma abordagem inovadora, cria sets disjuntivos, mistura influências da moda, de videogames com sonoridades industriais, do hardcore a hinos pop e ritmos de Jersey Club ou Vogue. De origem dinamarquesa e uruguaia, DJ g2g irá surpreender na próxima sexta-feira, dia 14 de março e trazer consigo uma dose de Latin Core, à pista do That Side da Outra Cena, em Lisboa. 

DJ g2g no desfile Alectra Rothschild / Masculina – AW24, Copenhagen Fashion Week 24

O DJ g2g produziu também a banda sonora do filme da campanha Dion Lee SS23 e desenhou ainda a paisagem sonora do filme da passarela do desfile de Alectra Rothschild – aka Masculina, ambos apresentados durante a Copenhagen Fashion Week AW23. Produziu também faixas para o desfile Wood Wood FW23 e MASCULINA em 2024 e 2025. Colaborou ainda com Barbro para Trans Hero, um documentário dinamarquês que explora género e identidade através dos olhos de crianças trans e filhes de progenitores de várias identidades de género, dirigido por Sol A. Wendel e Evo Smilla Sidney. Editou por exemplo “What U Wanna Do” de Erika de Casier e a “Baby One More Time” de Britney Spears.

Tem uma vasta coleção de composições que rompem com as barreiras da eletrónica, aproximando-se simultaneamente da sua génese. A artista afirma à Office Magazine ser contra todos os binarismos de género, assim como a todas as abordagens clássicas na música. “O género é inventado, então tudo é inventado. Tudo pode ser uma fantasia mais louca” reflete. Sexta-feira, dia 14 de março, irá certamente agitar a pista do That Side na Outra Cena. Enquanto DJ, tem viajado por vários países e pisados os mais variados palcos (desde o do Razzmatazz, em Barcelona, ao do Festival SOJOURN, em Toronto), assim como várias produções são tocadas em sets de djs de renome da cena contemporânea, como Rebecca Black, no Boiler Room.

Cartaz Slit Festival na Outra Cena Março 2025, design por João Parente

Nessa mesma noite, vamos poder assistir o regresso do dj brasileiro ALBIN, no This Side, seguido do techno e breakbeat desafiantes do dj e produtor galês-grego Rhyw. ALBIN é um DJ e fundador do selo Yellow Islands Records, que mistura Baile Funk, Miami-Bass, Techno e Dubstep. Produtor de vários eventos inclusivos no Brasil, ALBIN já se apresentou em diversos países da Europa e América do Sul, criando sets versáteis que vão do ambiente à música experimental.

Vamos ainda encontrar Rhyw conhecido por ter um  groove envolvente, design de som refinado e atmosferas que flirtam com o experimentalismo. Rhyw é um artista que desafia as convenções da música eletrônica, com uma abordagem única que mistura o imprevisível com o sublime. Nascido da fusão de suas raízes galesas e gregas, e com uma carreira marcada por colaborações inovadoras, ele se destacou como uma das metades do aclamado duo Cassegrain. Desde então, tem traçado seu próprio caminho, explorando novas fronteiras sonoras e deixando sua marca em selos de renome como Fever AM, Avian e o SSPB, de Modeselektor.

Outra Cena

A Outra Cena Lisboa, é conhecida por nos brindar com noites inesquecíveis. Com um exímio sistema de som e luz, a discoteca tem regras claras para garantir a segurança e o bem-estar de todas pessoas que frequentam o clube. A venda de bilhetes para os eventos é realizada diretamente no local, à porta, e o clube reserva-se o direito de admissão. Ou seja, a entrada pode ser negada a qualquer pessoa, a critério da gestão, por motivos de segurança, comportamento ou capacidade do espaço. Esta medida visa assegurar que todes possam desfrutar de uma experiência segura e agradável.

Outra regra importante diz respeito à captação de imagens. Na Outra Cena Lisboa, não são permitidas fotos ou vídeos dentro do clube. Aqueles que desrespeitarem essa norma poderão ser retirados do local, com o objetivo de garantir a privacidade de todas as pessoas presentes.

O respeito pelo espaço, pelas pessoas e pelo consentimento destas é uma prioridade no clube que abriu em setembro de 2024 no Poço do Bispo, em Lisboa. A Outra Cena Lisboa adota uma política de zero tolerância para qualquer forma de discriminação ou violência. Racismo, transfobia, homofobia, gordofobia, ableismo e qualquer outra atitude discriminatória não serão aceites no clube, neste ou qualquer outro evento.

Para garantir a segurança de todes, exista uma equipa de awareness, identificada com braçadeiras vermelhas neon, que está sempre disponível para prestar assistência. O objetivo é proporcionar uma experiência mais confortável e segura para todas as pessoas presentes, garantindo que a noite seja aproveitada de forma positiva e sem incidentes.

As edições passadas do SLIT

Coucou Chloe ao vivo no LAV, Slit Festival 2023. Fotografia de @biaodesagradavel

A PARQ esteve presente na primeira edição de SLIT, em maio de 2023, em formato festival, com concertos ao vivo, DJ sets, performances e ainda um mercado e exibições artísticas. A inauguração de SLIT conseguiu juntar fãs da música eletrónica mais audaz no LAV e no antigo espaço e associação cultural Arrepio. Apresentaram-se os nomes da música experimental mais vanguardista, desde o pop-clubbing futurístico de Coucou Chloe ao concerto do club-rap lascivo de James Indigo, à viagem ao mundo cyberpunk de AURORA, ao deconstructed pop-club de BABYNYMPH e a um emocionante concerto de NICØ e Phaser, criando um inesquecível primeiro evento.

Um ano mais tarde, SLIT retomou a sua jornada com uma orientação mais voltada para cultura clubbing. Na Outra Cena, SLIT trouxe pela primeira vez a Portugal TWIENA, DJ de Amesterdão, conhecida pela fusão de ritmos indígenas com a cultura rave contemporânea, incorporando influências que vão do Ghetto Techno ao Detroit Techno, além de sonoridades da América Latina. A noite contou ainda com atuações das lendas locais MEIBI (fundadore da EXOTIKA) e DEVANEE (DJ, produtora e co-fundadora da Aphotica Records), além da própria fundadora da SLIT, COSMO.

Em maio de 2024, Cosmo Correia foca-se de novo na música experimental de vanguarda e convidou para vir à Galeria Zé dos Bois mais uma estreia nacional, Meth Math (México), que trouxeram o seu Latin goth-punk eletrónico para um espetáculo arrebatador. O encerramento ficou a cargo de Viegas, fundador da ARVI+ e embaixador das raves de ritmos pulsantes, que manteve a pista em ebulição com um DJ set memorável.

Slit Festival 2023, LAV. Fotografia de @biaodesagradavel

Alinhamento de sexta-feira, 14 de março na Outra Cena:

That SideSlit

01h00-02h15 – Cosmo (dj set)

02h15-02h30 – Masari (performance)

02h30-04h00 – KÜIÃ (dj set)

04h00-05h30 – Dj g2g (dj set)

05h30-07h00 – Ecstasya b2b LAINX (dj set)


This Side
01h00-04h00 – Albin (dj set)

04h00-07h00 – Rhyw (dj set)

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 1950-021 Lisboa

Horário: 01H-07H