Tree Of Us #1

Fotografia por Sara de Jesus Bento

Texto por Patrícia César Vicente

Jardineiras Vintage da New Jester 

São três gerações de mulheres talentosas, e não, não nos enganamos no inglês. O título “Tree of Us” surge naturalmente, assim como surgiu a ideia para este editorial. Num mundo caótico e cheio de informação, acho que as palavras simples e diretas, a beleza natural e a simplicidade nos ajudam a transformar barreiras que por vezes, somos nós mesmas que as criamos.

A Sandra, a Jessica e a Filipa são mulheres que representam diferentes gerações e abordagens da vida. Assim como qualquer uma de nós, estão todas numa fase diferente da sua vida pessoal e profissional. Três filmes juntam três mulheres: Amo-te Imenso com estreia a 25 de Abril, Sonhar com Leões e Hotel Amor que também vão estrear este ano.

O que pode haver de mais incrível na árvore da vida é ver nascer, crescer e florescer em cada ciclo, em cada estação. Sejamos nós, ou quem nos rodeia. Há beleza em tudo o que vemos, principalmente naquilo que somos hoje como um reflexo do amanhã.

Obrigada Sandra Faleiro, Jessica Athayde e Filipa Pinto. Pela entrevista em que se mostram tal como são. Falam dos medos, das inseguranças, das conquistas, do que é ser mulher em diferentes fases da vida. Por representarem a simplicidade com que deve ser encarada a beleza feminina em todas as idades, e que o principal poder das mulheres vai muito além da imagem que o espelho nos mostra. 

Sandra Faleiro

Sonhar com Leões


És uma mulher linda, tens uma beleza original, e reconhecemos-te sempre. Tens atravessado gerações, em vários registos, e construíste uma carreira muito sólida. Começas no cinema em 1989, e já ganhaste um globo, entre outros prémios e nomeações. Qual é que achas que foi a principal qualidade que te trouxe até aqui?

Acho que na nossa profissão não podemos pensar em ter uma carreira. Temos que gerir constantemente o dia a dia, e aproveitar as oportunidades que vão surgindo com muito trabalho e dedicação. Não criar expectativas e manter uma ética profissional e artística. Estar sempre à procura de novas perguntas para fazer, como criadora, actriz e ser humano. É um caminho tortuoso, cheio de incertezas e desgastante. Penso muitas vezes em desistir, mudar de vida porque tenho pânico de me estar a repetir. Repetir fórmulas. Mas acho que faz parte do processo. São dores de crescimento.
 
Mudavas alguma coisa no teu trajecto?

Sim. Gostava de ter estudado mais. Viajado mais. Às vezes acho que me falta Mundo.
 
Do que é nunca te vais arrepender de fazer?

De dizer a verdade.
 
Uma palavra que defina todas as mulheres, em todos os sentidos, gerações e culturas. 


Desigualdade.
 
Interpretas Eva no filme envolto em muito mistério — Sonhar com Leões — com estreia prevista para este ano. Pouco se sabe sobre o filme ainda além de que conta com um elenco muito interessante e que aborda o tema da legalização da eutanásia (que está na ordem do dia no nosso país) em tom de comédia negra. O que é que nos podes contar sobre a tua personagem e o filme?

É uma sátira, uma comédia negra repleta de situações patéticas e trágico-cómicas com actores maravilhosos que fala de coisas muito sérias, como a eutanásia, a solidão e o desespero em que as pessoas estão. A minha personagem é uma mulher fria e calculista que se aproveita de pessoas doentes que querem morrer e precisam de ajuda.

Camisas Scalpers

Direcção Criativa: Patrícia César Vicente 

Fotografia: Sara de Jesus-Bento para Olhar Studio 

Syling: Patrícia César Vicente 

Assistente: Rafaela Almeida 

Make-Up: Inês Abreu Lima 

Hair: Jorge Carlos para Estação de Cabelos 

Um agradecimento especial ao Justin Amorim, ao Filipe Bessa Vieira, e a toda a equipa da Promenade Films.