No seguimento da sua última coleção , “Ode à la Nature”, a Maison Dior convidou o designer Sam Baron a realizar um conjunto de peças em vidro que foram agora tornadas públicas durante a Milan Design week. Com cerca de um metro de altura, realizadas em vidro transparente de forma artesanal, o designer trabalha o tema da jarra de flores, abordando a questão da forma e da função, onde os elementos florais tanto se referem aos aspetos decorativos do objeto como se referem ao seu propósito, o de ser um suporte para a composição de um ramo de flores.

Sam Baron, designer francês vive em Lisboa e o seu percurso tem-se pautado por revisitar o vocabulário de empresas tradicionais , propondo criações que questionam a ordem habitual e que potencializam uma novo visão. O trabalho que desenvolveu na Vista Alegre, foi exemplar, dando o empurrão que faltava para que a marca portuguesa voltar ao palco internacional.

Estas esculturas de vidro foram realizadas em Itália recorrendo a vários métodos artesanais, como por exemplo, o sopro, técnica que os mestres vidreiros locais dominam. A forma básica que lembra a silhueta de um corpo feminino, remete para a primeira versão do frasco de perfume Miss Dior de 1947. Cada um dos modelos é comercializado em edições de oito exemplares numerados.


@dior