A Queer Art by The Late Birds, regressa na sua 4 edição a travessa André Valente, junto à Calçada do Combro em Lisboa. Durante o dia 13 a 16 de Setembro, Carlos Sanches Ruivo, trás-nos um programa eclético, com várias vertentes artísticas onde a expressão queer está presente. Não é a primeira vez, mantém a parceria com a revista Kink. Os seus fundadores, Paco y Manolo apresentam no sábado às 17:30 um vídeo showcase comemortivo dos 20 anos da Kink . O vídeo intitulado Los Dias Veloces percorre o processo criativo do Zine nos últimos 15 anos acompanhando o desenvolvimento das suas atividades fotográficas dando destaque aos intervenientes no processo.

Fotografia de Paco y Manolo

Paco y Manolo, são uma dupla de fotógrafos catalãs que se distinguiram no panorama internacional ao proporem uma fotografia de nús masculinos que escapava aos estereótipos da fotografia homoerótica dirigida a comununidade gay. Em contrapartida, eles oferecem uma imagem de um homem nú, em ambientes domésticos, com uma exposição natural, sem grandes artifícios que trás uma certa proximidade ao real, ao que o seu público pode reconhecer como sendo a sua verdade.

Fotografia de Paco y Manolo

Quem estiver interessado em conhecer um pouco melhor a sua produção fotográfica poderá dirigir-se à Cardinal Colletion, uma galeria na Rua dos Sapadores, 29 b em Lisboa. Até 14 março vão estar expostos alguns prints fotográficos assim como alguma edições antigas da revista Kink. Esta dupla tem desenvolvido uma regulação regular com Portugal, tendo em parceria com a The Late Birds, criado as condições para fotografar alguns dos modelos portugueses que tem aparecido nas últimas edições da revista. Para ser modelo da Kink, basta inscrever-se no site da revista. Conhecer os fotógrafos durante esta semana é possivel, basta participar no Queer Art by The Late Birds e será certamente um meio caminho andado.

Fotografia de Paco y Manolo

O Festival tem outros dois momentos altos. Uma peça de teatro, que tem sido um sucesso em Espanha. Dirigida por Mauro Russo tem estado em cena nos últimos 3 anos. La Cama Rota vai ter duas sessões no dia 15 sendo a primeira às 19h e a seguinte às 21H. As entradas são gratuitas mas limitadas ao número de lugares disponíveis. No dia seguinte, Mauro Russo apresenta o seu novo projeto, Hombres que Dicen Quererse onde novamente explora uma estética intimista, colocando os atores e os espetadores numa proximidade e numa exposição estrema. Nesse dia José Garcia o músico que assina a banda sonora da peça realiza um show case onde revela os temas previstos para a nova peça.

La Cama Rota de Mauro Russo

O outro ponto alto é uma performance criada por Dmarcaje, artista francês com residência em Berlim, que transforma o seu cenário numa tela e recorre ao seu corpo como instrumento para pintar. Ou seja, em Cruising Through Paint, as mãos e as estantes partes do corpo atuam como os únicos instrumentos para construir uma representação de um nú ao vivo. Expressionista os gestos procuraram um figuração realista que é marcada no essencial por registo emocional do gesto, onde a expressão do desejo é o que aparece mais evidenciado.

Do mesmo artista pode-se ainda ver nos espaços comuns do The Late Birds. 40 desenho originais desenvolvidos durante a residência artística no hotel.

Cruising Through Paint, de Dmarcaje, performance

The Late Birds Lisboa

Tv André Valente, 21 Lisboa