Maria Carlos Baptista e Inês Manuel Baptista

texto por Adriana Veríssimo Silva

Fotografia por Elisabeth Teixeira e Guilherme Lucas

Nesta primeira coleção das irmãs Baptista, outono/inverno 22, encontra-se um conjunto de ideias e conceitos que se interligam de forma coesa e dão lugar a peças escuras, com pequenos apontamentos de cor, estruturadas, oversize e experimentais.

Complementadas sempre pela joalharia de Lage Studio, que enaltece toda a coleção e trás outro lado artístico a todo o cenário centrado no poder da mulher.

Backstade do desfile Fall 22 no Portugal Fashion by Guilherme Lucas

Assim, a primeira questão surge do porquê deste desfile em conjunto? São ambas designers extremamente interessantes, com o um estilo único e próprio, porquê juntarem-se agora?

Inês : Na realidade, foi uma ideia que veio de trás. Nós sempre quisemos fazer algo juntas, não neste momento, precisamente, mas sempre quisemos desenvolver e criar algo em conjunto. O acontecer agora não foi planeado, a Maria começou a desenvolver a coleção dela e eu comecei a dar alguns inputs e a coisa deu-se.

Ambas têm estilos e concessões diferentes no design de moda, foi fácil interligarem essas e criarem uma coleção em conjunto?

Maria: Foi, em termos de contribuição sim, depois foi haver uma maleabilidade e flexibilidade de interferir uma com a outra em todas peças para que houvesse um bonding maior na leitura de todas as peças, da sua imagem, de modo a que se visse que é meu e dela, e é nosso.

Backstade do desfile Fall 22 no Portugal Fashion by Guilherme Lucas

Tenho que falar sobre a terceira artista presente no desfile, a Joana, designer da joalharia Lage, como é que começou esta parceria?

Maria: A Joana entrou em contacto comigo por causa de uma entrevista que ela viu minha no instagram na altura da pandemia e mandou-me mensagem a dizer que gostava de se reunir comigo e claro, eu vi o trabalho dela e pensei para mim, eu também gostava de me reunir com ela. E a partir daí, surgiu a primeira coleção que fizemos a par, que foi para a mátria, para o desfile em Paris, correu tão bem, e o trabalho dela complementa tão bem o nosso que estamos a dar continuidade a esta colaboração.

Inês: Sim, trás, sem dúvidas, qualquer coisa a mais para às peças… ao conjunto.

Sobre esta coleção, o que é que vos influenciou, qual foi a inspiração?

Maria: Começou quando encontrei três imagens de cavalos, com as quais me identifiquei muito por causa da estética da imagem.

Foi uma fase em que eu, como artista, estava com muito pouca criatividade, e então agarrei-me a este estimulo. Parti muito do: ok, isto é bonito o que é que isto me trás?

Começamos a pesquisar sobre o cavalo, a relação do homem sobre o cavalo e da mulher sobre o cavalo, que são relações completamente diferentes. A conexão do homem sobre o cavalo é muito mais dominante, enquanto que com a da mulher é mais uma simbiose, uma cumplicidade e muito mais tranquila.

Costumamos sempre explorar as coleções que trazem isso, a conexão e posicionamento da mulher sobre algo, neste caso sobre a fragilidade do cavalo, a sensibilidade e delicadeza dele, porque ele é um animal extremamente escultórico, imponente.

Daí em diante, usamos essa pluralidade do cavalo para trazermos o nosso trabalho ao de cima.

Backstade do desfile Fall 22 no Portugal Fashion by Guilherme Lucas

E finalmente, depois de ver o vosso desfile só posso perguntar, quando é lançada para venda a nova coleção?

Maria e Inês Já está! Basta falarem connosco. Todas as peças são feitas à medida, basta encomendarem e nós fazemos.

Maria Carlos Baptista by Elisabeth Teixeira
Inês Manuel Baptista by Elisabeth Teixeira

texto de Adriana Veríssimo Silva para PARQ_74.pdf (parqmag.com)