fotos Ana Paganini
João Magalhães apresenta a sua coleção Fall 2024/25 – Never for Love, Always for Money – a partir de um set design e de uma performance, concebidos para o seu novo espaço de criação na Graça em Lisboa. O set design, o som, o espaço, a coleção, o design floral e a comida foram no seu conjuntos elementos que ajudam a narrar uma história imaginada por João Magalhães. Para o criador foi importante proporcionar uma experiencia imersiva, ao público que assistiu à apresentação. “Em cada coleção é explorado um universo que vai além da roupa e envolve cenário e ação, com uma componente artística e performativa muito forte. Mais do que design de Moda, faz mais sentido apresentar o meu trabalho como um todo, como direção criativa”, diz João Magalhães.
O criador mudou-se para o 10A da Rua Professor Celestino da Costa, na Graça e fez sentido inaugurar esta fase da sua vida com uma apresentação independente .“A ideia é comunicar uma estética, uma ideia, e criar a possibilidade de colaboração com outras marcas e artistas, em diferentes formatos”, define.
Monstros e criaturas fantásticas surgem enquanto é explorado o universo dos sonhos, medos, delírios e pensamentos vertiginosos. Numa experiência imersiva com direção criativa de João Magalhães, seis amigos sentam-se à mesa e deixam descobrir o seu lado infantil e os seus próprios monstros. A narrativa constrói-se com elementos oníricos e psicadélicos através da performance num jantar desenhado por Pedro Caiado.
DIREÇÃO CRIATIVA * JOÃO MAGALHÃES, acessórios * Marcos Hasshorn, cerâmicas * Frizbee, Ceramics
Colaborações * Guilherme Curado e Pedro Caiado, Comunicação * Food & Beverage * Pedro Caiado e Phunk Drinks, hairstyle * Helena Vaz Pereira (Griffe), maquilhagem * Antónia Rosa Atelier, Sound & Lights * Ricardo Santeodoro, styling * Rubén Osório e Raye, vídeo * João Pacola