Nem o Pai morre

Texto de Lara Mather

A mini-série de cinco episódios, Nem a Gente Janta, disponivel na RTP Play e produzida pela produtora Promenade conta a história de Inês, uma jovem lisboeta que divide o apartamento com um amigo, partilhando assim o drama de estarem prestes a ser despejados. Como se isso não bastasse, Inês lida com a fragilidade e demência do avô e com a morte recente do pai, que graças à sua imaginação delirante está continuamente a aparecer-lhe, mantendo uma relação próxima, mas cada vez mais fechada. Libertar-se dessas fantasias abre-lhe a possibilidade de se apaixonar por um dos enfermeiros que trabalha no lar onde se encontra o avô.

Esta brilhante série foi escrita e realizada pela protagonista, Inês Sá Frias que assume, em jeito de homenagem, catarse e inspiração, uma autobiografia. Toca em temas sensíveis como o luto, o amor jovem e o amor sénior, com problemáticas inerentes como a solidão e a saúde mental. .Apesar do peso emocional que se constrói ao longo dos episódios, a série conta com momentos de alívio e momentos cómicos com protagonistas que trazem leveza e alegria, proporcionando algum equilíbrio a esta série. O quotidiano de Inês tal como a vida de muitos nós está cheio de altos e baixos e é isso que a série transporta.

No genérico surgem vídeos da infância de Inês Sá Frias com a família, tendo como pano de fundo a voz de Janeiro num tema intitulado “Solidão” escrita para a série. Nada mais perfeito para o começo de cada episódio.

“Nem a Gente Janta”conta com com atores como João Cabral, Marco Mendonça, Rafael Gomes, Luísa Ortigoso, Raúl Ribeiro, Inês Herédia e Gonçalo Ícaro, no seu elenco O título remete para a expressão portuguesa “Nem o Pai Morre, Nem a Gente Janta”, expressão que simboliza, em geral, situações onde faltam resoluções, onde ruturas se adiam. É precisamente isso que Inês parece viver até ao momento que deixa o seu pai “ir” para fora da sua imaginação, encerrando o seu luto, ficando apenas as boas recordações.

Texto por Lara Mather para PARQ_74.pdf (parqmag.com)