Criatividade e futuro

MODAPORTUGAL

texto de Adriana Veríssimo Silva

A Alfandega do Porto juntou no dia 3 de Dezembro alguns dos melhores jovens designers de moda europeus. Foi a sétima edição da competição de designers de moda, uma iniciativa da ModaPortugal que contou com dezoito jovens finalistas provenientes das melhores escolas da Finlândia, França, Itália, Portugal, Suíça e Reino Unido. Ao final Tiago Bessa seria declaro pelo juri como o grande vencedor da 7ª edição do MODAPORTUGAL

Da Finlândia, chegaram três jovens designers Jenny Hytonen (@jenny_hytonen), Juha Vehmaanpera (@juhavehmaanpera) e Sini Saavala (@sinisaavalas), da universidade Aalto, com criações sobre o espaço, corpo e luz, que refletem sobre o futuro, sobre o punk/pop dos anos 90s e sobre a natureza e a sustentabilidade. De França, do Institut Français de la Mode, vieram Albane De Saint-Laurent (@docteurlicorne), que nos conta a história da rainha Catherine de Medicis e o seu encontro com o torneio de bicicleta da tour francesa, Mathieu Goosse (@mathieugogoosse) que trabalhou ideias sobre a redução, pobreza, amor e fragilidade e finalmente Jisoo Baik (@jisoo_baik_), que nos introduziu um espaço seguro e protegido, coberto de memórias de infância. Da Escola de Moda Italiana, Polimoda, deram-se as boas-vindas a Alessa Dovero (@alessiadovero), Paulo Mileu (@paulo_mileu) e Jianqing Zhao (@lavinia_jianqing_zhao), que nos transmitem ideias arquitetónicas, sobre a decadência e a vida, sobre o que é controlo e o ambiente sufocante que nos rodeia diariamente, sobre as relações entre as pessoas, natureza e galáxia e como tudo isto afeta o indivíduo e por consequentemente as suas peças de roupa.

Tiago Bessa , vencedor do ModaPortugal

A partir da Haute École d’Art et de Design de Genève desfilaram as criações dos designers Claire Lefebvre (@claire.lfb), que nos transmite ideias sobre gesto e como o desenho é o início para tudo, desde projetos e ilustrações até a línguas e formas de expressar o que sentimos, Morris Manser (@morrismanser), que trouxe ideias de perda de sensibilidade e o crescente aumento do sentimento do indivíduo e não do geral, da comunidade, e finalmente Tara Mabiala (@taramabiala), que se inspirou nos trajes da Republica Democrática do Congo e em filmes dos anos 70’s. Já pela London College of Fashion, vieram três designers, sendo estes Chencheng Yong, Fionn Lucaya (@under.the.flowers) e Jessica Zhou (@zhjssc.design), que criaram ideias muito interessantes, a partir da beleza do mundano e quotidiano, da construção da liberdade não binária, e da mistura herdade pelas várias gerações que vieram antes de nós.

Tiago Bessa

A presença portuguesa

Representando Portugal, estiveram presentes três jovens estilistas de três escolas de moda diferentes. Marta Costa (@martacosta_99) da ESAD, Nuno Oliveira (@nunololboliveira) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e Tiago Bessa (@xxcybercutiesxx) da Modatex, com histórias e ideias totalmente diferentes mas de certa forma similares. Marta fala-nos sobre encontrar conforto no caos, aceitar que o controlo é uma ilusão e que as respostas sobre nós mesmos não se encontram fora mas sim em nós mesmos. Já Nuno partilha e explora os corpos queer, a sua arte, diversidade e rebelião, confrontando-os com o oposto, o mundo militar, formal e estrito. Por sua vez Tiago, explora algo muito pessoal para este, o género e a dificuldade de se encaixar no mundo binário, ensinando-nos ao mesmo tempo sobre “Orchid People”. Este último criador seria declarado o vencedor da 7ª edição do MODAPORTUGAL. Que recebe um valor monetário de 2500€. Tiago Bessa refere que a sua coleção é, acima de tudo, um protesto sob forma de moda. As suas peças têm um caracter cerimonial, até um pouco religioso mas distorcido . Faz referencia a forma como seres humanos são tratados e intervidos de forma a “corrigir” um “erro” da natureza, materializando assim nas peças que cria várias formas genitais que são associadas aos géneros para os definir. .

Todos os jovens designers tiveram a oportunidade de conhecer a indústria portuguesa, tendo tido várias visitas a fábricas de renome portuguesas, como Valerius 360, Pedrosa Rodrigues, RDD Textiles e Riopele.

texto de Adriana Veríssimo Silva PARQ_73.pdf (parqmag.com)

Juha Vehmaanpera

1 Tiago Bessa

Jianqing Zhao
Claire Lefebvre
Paulo Mileu

Jessica Zhou