Quando a doçaria francesa se cruza com o carinho dos portugueses a sobremesa só poderia ser fofa e aconchegante

Texto de Bernardo Semblano

Julien Letartre é a mente por detrás da nova boulangerie e pâtisserie, conhecida por Maison Luce, localizada na Rua Carlos Alberto da Mota Pinto 9, no Amoreiras Plaza.

L’esprit du pain (o espírito do pão) pode ser o lema da empresa, porém os pilares desta assentam nas memórias duma infância feliz, os costumes da gastronomia francesa e na partilha entre lusos e francos.

Luce é muito mais do que o rosto da empresa. É uma figura importante da história de Julien – a sua avó. Esta mulher extraordinária passou ao neto lições de amor, comunhão, hospitalidade e claro, uma grande paixão por pão e doçaria tradicional francesa. Como tal, a Maison Luce é mais que uma homenagem. É fazer com que a Luce esteja connosco até hoje.

O espaço, que se encontra perante um dos pontos-chave da cidade de Lisboa, para além de acolhedor, possui uma grande polivalência. É tanto um sítio ideal para ficar a estudar com um computador e um croissant sobre a mesa, como recomendável para um lanche em família. Ou até quem sabe, um primeiro encontro…

Dentro das especialidades da Maison Luce podemos colocar um holofote sobre o Pão Luce – pão de massa mãe de levedação lenta feito à maneira francesa com sementes de abóbora torradas e o Cramique – pão doce de brioche com passas; o Mon P’tit Chou – recheado com crème légère tradicional ou praliné; os Croissants Cúbicos – crocantes por fora e macios por dentro, nos sabores de framboesa, chocolate e pistáchio e, por último, o famoso Merveilleux – bolo típico do norte de França composto por merengue, crème montée e raspas de chocolate.

Com a chegada das festividades natalícias e, como manter a linha, começa cada vez mais a ser manter a curva, Julien e a sua equipa propõem aos seus estimados clientes o Bolo Rei, o Bolo Rainha – assim, tornando mais profundas a ligação entre as culturas francesa e portuguesa – e a Galette des Rois. Este último, que não pode faltar nas celebrações de final de ano em França, proporciona um equilíbrio perfeito entre a leve massa folhada e o recheio tradicional de frangipane (creme de amêndoa). ​

Para além da zona das Amoreiras, podemos encontrar a Maison Luce na CUF Tejo (Av. 24 de Julho 171A) e no El Corte Inglés Lisboa (Avenida António Augusto de Aguiar 31).

Independentemente de qual delas frequente, é garantido que será uma doce visita!