Noé Duchaufour-Lawrance

O designer francês Noé Duchaufour-Lawrance estabeleceu-se em Portugal com o intuito de desenvolver o seu mais recente projeto, Made In Situ. Trouxe, com ele, além da vontade de explorar novas possibilidades materiais no design, a convicção de que iria encontrar, em território nacional, uma certa condição de pureza, uma certa conexão com a simplicidade, e com o humano. Para o designer ainda existe, em Portugal, na sua opinião, uma oportunidade de estabelecer uma ligação com o “ecossistema humano”.

A estadia em Portugal permitiu-lhe embarcar numa viagem de sentidos, que o conduziu a uma descoberta sobre a cultura material, misteriosa e rica para ele, oferecendo por isso um manancial de oportunidades criativas. Num projeto sustentado pelas premissas: materialidade + pessoas + contexto, não esqueceu também uma preocupação ecológica, de impacto dos objetos produzidos.

É recente a elevação, a património da humanidade, do barro negro. Temos, em Portugal, dos poucos lugares do mundo, em que ainda se continua a produzir deste barro. Em forno aberto, as peças cozidas, adquirem a tonalidade negra, provocada pela queima. Porém, esta atividade continua em risco. Duchaufour-Lawrance permite, de forma positiva, alongar a longevidade desta técnica, que tanto nos define, enquanto país, último reduto de tradições milenares, e únicas.

A Duchaufour-Lawrance interessa, também, a relação que estabelece com o artesão, e como essa troca de saberes enriquece tanto o designer, como o próprio artesão. O designer pela sua criatividade, o artesão pelo seu saber fazer. No caso das peças em barro, Duchaufour-Lawrance trabalhou, de perto, com artesãos de Moledo.

Na prática criativa de Duchaufour-Lawrance, o designer privilegia uma atividade mais ampla e total. Em jogo estão escolhas que envolvam criações mais diversificadas e plurais. Abertas aos saberes da terra e da cultura autóctone. Num esforço de aliar, com humildade e abertura, o novo ao conhecimento oferecido pela prática tradicional.

Made In Situ, tem um espaço de exposição , na Travessa do Rosário, 16, Lisboa que finciona sob marcação no horário de terça a quinta das 15:00 às 18:00. telf +351 918 844 380

MADEINSITU

Texto de Carla Carbone