Steven Stokey-Daley
Pelo décimo ano consecutivo a LVMH distingue um jovem designer promissor. Este ano o premiado é o britânico Steven Stokey-Daley, selecionado entre um grupo de 8 finalistas. O valor do LVMH Prize é de 30.000 euros e é, no momento, o prémio de maior prestigio que um jovem designer pode alcançar.

Steven Stokey-Daley formou-se em design de moda em 2020 na Westminster University em Londres. Inicialmente pensou tirar um curso de literatura ou de teatro, mas à última hora, como refere em várias entrevistas, inverteu o sentido e pensou numa formação em design de moda que o levassem a explorar os seus interesses básicos em literatura e teatro.

Com origens em Liverpol, proveniente de uma família modesta fascinava-o o universo inglês da high-class ao longo da historia, um Imaginário que foi adquirindo através da literatura que lhe davam perspetivas de como foi forjado um estilo inglês. São essas tradições, a imagem do que é ser inglês, mesmo quando roça o kitsh que Steven Stokey-Daley procura explorar com alguma fantasia nas suas coleções e que o diferenciaram logo nas primeiras apresentações públicas. A primeira coleção masculina da marca que lança logo a sair da escola, a S.S.Doley, foi realizada a partir de tecidos vintage e trazia como inspiração o que ele própria imaginava do universo dos verões nas casas aristocratas no campo inglês . É como refere algo que lhe parecia tão longínquo da realidade atual, mas ao mesmo tempo repleto de fantasia e frivolidade, algo como um chapéu de vime repleto de flores.

Ele tem referido que nessas perspetivas que faz da moda masculina inglesa ao longo dos tempos encontra sempre algo de feminino e que hoje é preciso trazer para a moda um olhar queer. De resto, Brideshead Revisited, de Evelyne Waugh e Maurice de EM Forster são dois livros que o influenciam assim como o universo fotográfico de Cecil Beaton. Tudo referencias de uma cultura contemporânea queer.

Apesar da ainda recente carreira, o trabalho de Steven Stokey-Daley teve um substancial empurrão quando uma das calças da sua primeira coleção S.S Doley apareceu vestida por Harry Styles num vídeo que promovia o tema Golden. Todos quiseram saber de que marca eram aquelas calças largas que abordavam a ambiguidade da saia calça. De resto Harry Styles tem sido uma das figuras públicas que mais tem promovido o seu talento
O LMVH Prize vem agora confirmar e promover da nova estrela britânica.
