Na sua 6ª edição a Lisbon Art Weekend começa hoje e estende -se até ao próximo domingo com um programa ambicioso, o maior de sempre desde que Merve Pakyürek e Marc Kean Paker, vindos de Instambul tiveram a ideia de organizar um grande evento que durante um fim de semana juntasse todos aqueles que estão a operar na cena de arte contemporânea Lisboeta.
Passando agora para o conceito de fim de semana alargado , o evento reúne hoje mais de 200 artistas em cerca de 40 espaços durante quatro dias de experiências imersivas de arte contemporânea. Perante o evento que agora também integra as grandes instituições culturais da cidade, como o Centro de Arte Moderna Gulbenkian, o MAAT e o MAC/ CCB, ficamos com a sensação de que Lisboa vive um momento de grande dinamismo cultural, onde a criatividade e a cultura contemporânea estão em crescimento. O certo é que se criaram as sinergias corretas para que galerias estrangeiras se fixassem em Lisboa e um maior número de artistas, das mais diversas partes do mundo tenham estabelecido os ateliers em Portugal.
Sejam espaços mais alternativos geridos por artistas ou galerias com um aspeto mais comercial ou até instituições , o certo é que este programa de fim de semana mobiliza a comunidade artística e todos aqueles que se possam interessar por arte contemporânea. Por isso é uma oportunidade de conhecer os novos espaço, novos artistas e também participar em alguns eventos pontuais que acontecem ao longo dos 4 dias
Para participar neste evento gratuito o melhor é consultar o programa e procurar um ponto inicial e depois recolher um mapa onde estão assinalados todos os locais. São essencialmente 5 grandes áreas no centro da cidade, Marvila, Belém, Alvalade, Estrela/Campo de Ourique. Por isso 5 áreas onde a pretexto de descobrir os locais do evento, se descobre a cidade.