Tree Of Us #2
texto por Patrícia César Vicente
fotografia por Sara de Jesus Bento
São três gerações de mulheres talentosas, e não, não nos enganamos no inglês. O título “Tree of Us” surge naturalmente, assim como surgiu a ideia para este editorial. Num mundo caótico e cheio de informação, acho que as palavras simples e diretas, a beleza natural e a simplicidade nos ajudam a transformar barreiras que por vezes, somos nós mesmas que as criamos.
A Sandra, a Jessica e a Filipa são mulheres que representam diferentes gerações e abordagens da vida. Assim como qualquer uma de nós, estão todas numa fase diferente da sua vida pessoal e profissional. Três filmes juntam três mulheres: Amo-te Imenso com estreia a 25 de Abril, Sonhar com Leões e Hotel Amor que também vão estrear este ano.
O que pode haver de mais incrível na árvore da vida é ver nascer, crescer e florescer em cada ciclo, em cada estação. Sejamos nós, ou quem nos rodeia. Há beleza em tudo o que vemos, principalmente naquilo que somos hoje como um reflexo do amanhã.
Obrigada Sandra Faleiro, Jessica Athayde e Filipa Pinto. Pela entrevista em que se mostram tal como são. Falam dos medos, das inseguranças, das conquistas, do que é ser mulher em diferentes fases da vida. Por representarem a simplicidade com que deve ser encarada a beleza feminina em todas as idades, e que o principal poder das mulheres vai muito além da imagem que o espelho nos mostra.
Jessica Athayde
Hotel Amor
Jessica, não há quem não te conheça. És daquelas mulheres que chega, e tem uma maneira de ser e de estar que mexe com as pessoas. Começas com os Morangos com Açúcar, os anos passam e tu somas e segues em novelas, vais crescendo profissionalmente e pessoalmente. Comunicas pelas redes sociais como ninguém, com a maior simplicidade e transparência. Como é que consegues gerir tudo, sendo mãe, mulher, filha, e ainda gerir as inseguranças, medos, altos e baixos que são cíclicos, e que todas nós passamos.
Acima de tudo com muita naturalidade, tento ser prática. Acho que hoje em dia se tem muita tendência a complicar tudo, e acho que ser mãe me trouxe muito esse lado prático. Mas acima de tudo há que ter consciência de que não faço mais nem menos do que milhares de mulheres que têm vidas cheias, filhos, carreiras, e que no fim do dia ainda passam na mesma pelas inseguranças, medos que todas as outras. A verdade é que a capacidade das mulheres de se superarem e “fazerem acontecer” devia ser um case study.
E como estamos aqui em volta de um editorial que defende a beleza em todas as gerações, qual é que achas que foi uma insegurança que tinhas há anos atrás, que se soubesses o que sabes hoje terias lidado de maneira diferente?
Como é sabido tive problemas relacionados com o meu peso. Podia dizer muita coisa e tentado lidar de forma diferente, mas falamos de uma doença. É um tema demasiado sério para se achar que se pode evitar através de palavras. Acho acima de tudo que nestes casos é importante que familiares e amigos estejam presentes, e atentos de forma a poderem ajudar no momento certo. Acredito que em problemas de anorexia é muito, muito importante ter uma rede de familiares e amigos que nos mostrem que estão lá, que não estamos sozinhos.
Uma palavra que defina todas as mulheres, em todos os sentidos, gerações e culturas.
Missão / Força / Determinação / Amor
És a protagonista do filme Hotel Amor com estreia prevista ainda este ano e que conta com um enorme elenco de luxo. Interpretas a gerente do hotel que está a beira de um ataque de nervos nesta comédia que promete ser hilariante, mas que pelo que sei, as gravações foram extremamente desafiantes. O que é que podemos esperar deste filme e achas que vamos ver uma nova faceta da Jessica neste projeto?
Amei fazer o projeto Hotel Amor, foi uma ótima surpresa trabalhar com o realizador Hermano Moreira, deu-me muita liberdade e claro, o facto de trabalhar em plano sequência, coisa que nunca tinha feito, foi super interessante e gratificante na construção da personagem. O cinema comercial faz falta, e neste, apesar de ser uma comédia, é também uma história de uma mulher que se refugia no trabalho e no caos e alegria do hotel para ultrapassar o seu grande trauma. Teve muitas nuances e espero que quem veja o filme se divirta tanto quanto eu e o elenco nos divertimos a fazer.
Direção Criativa: Patrícia César Vicente
Fotografia: Sara de Jesus-Bento para Olhar Studio
Syling: Patrícia César Vicente
Assistente: Rafaela Almeida
Make-Up: Inês Abreu Lima
Hair: Jorge Carlos para Estação de Cabelos
Um agradecimento especial ao Justin Amorim, ao Filipe Bessa Vieira, e a toda a equipa da Promenade Films.