Sangue Novo

Todos os anos em Outubro durante a Lisboa Fashion Week, desfilam os selecionados ao Sangue Novo supported by Seaside e no final são anunciados os cinco finalistas que competem aos prémios ModaLisboa x IED – Istituto Europeo di Design e ModaLisboa x RDD Textiles Os finalistas são :Dri Martins, Duarte Jorge, Francisca Nabinho, Gabriel Silva Barros e Ihanny Luquessa que quisemos conhecer melhor lançando um conjunto de perguntas sobre a coleção que apresentaram e a sua condição de jovens designers de moda.

Ihanny Luquessa

Ihanny Luquessa, nascido em Angola, embarcou em uma jornada para Portugal em 2020, para perseguir a sua visão artística. Formou-se em Design de Moda pela ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação. O seu trabalho é uma ousada exploração de formas com uma abordagem experimental. Ihanny desconstrói peças de roupa tradicionais, reinventando-as com uma criatividade sem limites. Impulsionado pela sua paixão pela arte, performance e Moda, criou recentemente o projeto “The Art of Seeing”, que transcende as fronteiras da arte, Moda e identidade, colocando-as numa narrativa singular.

O que representa para ti passares para a segunda fase do Sangue Novo?

É uma oportunidade de desenvolver ainda mais minha visão criativa e compartilhar minha perspetiva com um público mais amplo. Além disso, é a chance de me conectar com outros profissionais e outros criativos, expandindo o meu conhecimento.

Qual foi a inspiração da coleção apresentada?

A inspiração da coleção foi o silêncio que existe na minha cabeça, e até que ponto podia abraçar este mesmo silêncio.

O que esperas do teu país enquanto jovem designer?

Enquanto aluno da vida e do design, espero que as pessoas do meu país vejam a moda como uma forma de arte, um reflexo da nossa identidade, cultura e alma coletiva. Sonho com um país que valorize a expressão artística como algo essencial, que veja o trabalho criativo como um espelho que nos ajuda a entender quem somos e quem podemos ser.

E espero também que o país acolha e incentive os sonhadores, aqueles que ousam desafiar fronteiras e propor novas narrativas.

Quais são os planos para o futuro?

Continuar a explorar e expandir minha linguagem de design, e continuar a aprender com todas as pessoas que me rodeiam.

O que significa para ti “Singular”?

É um convite para olhar para dentro e ter a coragem de ser fiel à própria visão e expressá-la.

@ihannyluquessa