Sangue Novo
Todos os anos em Outubro durante a Lisboa Fashion Week, desfilam os selecionados ao Sangue Novo supported by Seaside e no final são anunciados os cinco finalistas que competem aos prémios ModaLisboa x IED – Istituto Europeo di Design e ModaLisboa x RDD Textiles Os finalistas são :Dri Martins, Duarte Jorge, Francisca Nabinho, Gabriel Silva Barros e Ihanny Luquessa que quisemos conhecer melhor lançando um conjunto de perguntas sobre a coleção que apresentaram e a sua condição de jovens designers de moda.
Gabriel Silva Barros
Gabriel Silva Barros cresceu na Ilha da Madeira e estudou Design de Moda na Central Saint Martins e na Universidade de Westminster, em Londres. O Designer combina influências ecléticas do passado e presente, criando silhuetas dinâmicas entre tradição e o não convencional. Apaixonado por artesanato, desafia normas de género através da construção de mundos e storytelling. Trabalhou nas marcas Palmer//Harding e Vivienne Westwood, e ambiciona introduzir uma perspetiva diferente no vestuário masculino, contribuindo para um futuro inclusivo. Procura reviver a fantasia e exclusividade na moda.
O que representa para ti passares para a segunda fase do Sangue Novo?
Receber esta oportunidade no Sangue Novo é uma experiência incrível para todos nós, como jovens designers portugueses. Este tipo de apoio é muito encorajador nas etapas iniciais das nossas carreiras; sentimos que a indústria nos vê e ouve. Há um novo senso de comunidade, e é muito empolgante! Sinto-me nas nuvens por fazer parte da família Sangue Novo! Representar a nossa cultura Portuguesa é muito especial para mim, e continuo a explorá-la através do meu trabalho. Encontrei o lado positivo do que nos faz portugueses, a beleza preciosa de quem fomos e quem somos como uma naçāo.Estou a olhar para Portugal agora com uma perspectiva mais gentil. Percebi que o poder está em nossas mãos, como jovens criativos, de criar um futuro mais inclusivo para Portugal. Espero que as próximas gerações também possam sentir-se vistas e orgulhosas. Passar para a segunda fase do Sangue Novo representa para mim o poder de causar mudança. Estou incrivelmente orgulhoso de todos nós!
Qual foi a inspiração da coleção apresentada?
A coleção “Masquerade at the Gentlemen’s Club” inspira-se numa mistura fantástica de surrealismo e drama teatral, evocando o charme caprichoso de um livro infantil entrelaçado com a profundidade das tradições folclóricas. Brinca com as fronteiras fluidas entre feminilidade e masculinidade, ecoando o espírito do cabaré dos anos 1920. Com foco em fluidez e movimento, antónimos ao estereótipo masculino, oferece uma fantasia escapista. O espírito de Peter Pan serve como uma força orientadora, com a Ilha da Madeira imaginada como a Terra do Nunca moderna, um lugar de imaginação ilimitada. A estética geral projeta a opulência e a excentricidade de uma festa surrealista de um Rothschilds ou de um Grande Baile de Máscaras, misturando texturas e detalhes intrincados.
O que esperas do teu país enquanto jovem designer?
Espero que mais comunidades como o Sangue Novo surjam; Portugal tem muitos talentos à espera de reconhecimento e apoio. Desejo que haja mais incentivo para a indústria criativa, inspirando os novos talentos portugueses a desenvolverem as suas ideias e a sustentarem seus talentos no nosso país. Acredito que o país está pronto para acolher novos talentos e novas perspetivas!
Quais são os planos para o futuro?
Num futuro próximo, gostaria de me estabelecer em Portugal, um regresso a casa. Sou sonhador e espero que meu trabalho reflita isso. Sonho um dia poder transmitir as oportunidades e habilidades da mesma forma que aprender ao longo do caminho. Seja através de colaborações, trabalho, ensino ou até poder despertar uma nova perspectiva em outro criativo com o meu trabalho. Neste momento, estou focado em desenvolver minhas habilidades, minha linguagem de design e o meu mundo.
O que significa para ti “Singular”?
Singular é o efeito borboleta de cada pequeno detalhe na mudança. Isso nos lembra que somos todos um; todos podemos aprender das diferentes perspetivas uns dos outros.
@_gabrielsilvabarros