A Feira Feita, que junta artesãos-autores com produção exclusiva na área metropolitana de Lisboa (AML), está de regresso nos dias 18 e 19 de novembro no Mercado de Arroios, com entrada livre entre as 10h e as 19h, naquela que será a sua 5.ª edição.
Uma coorganização entre a Câmara Municipal de Lisboa e a FICA Oficina Criativa, a Feira Feita, que teve a sua primeira edição em 2018, é um meio de divulgação de artesãos-autores com produção em Lisboa, bem como dos locais onde se podem aprender estes ofícios. Este conceito pretende não só apoiar e divulgar quem produz dentro da AML, mas também valorizar a importância de preservar os ofícios e o saber-fazer da malha urbana.
Esta edição destaca-se pelo grande crescimento da Feira Feita, que recebe 80 artesãos-autores, onde se sublinha o aumento do número de participantes face à edição passada, que contou com 60. Do grupo dos 80 participantes da nova edição, 40 artesãos-autores são estreantes.
Para além disto, a 5.ª edição contará também com um maior número de Workshops. Nesta Feira Feita, o público terá oportunidade, mediante inscrição prévia com valor associado, de participar em 20 Workshops diferentes. Desta forma, os visitantes poderão conhecer diferentes locais onde se pode fazer e aprender um ofício.
Rita Daniel, fundadora da FICA Oficina Criativa, juntou-se a Bernardo Gaeiras, numa união de forças conjuntas de forma a criarem a Feira Feita, um local que serve tanto de espaço de venda, como também de montra daquilo que é produzido na AML, pelos diferentes artesãos-autores que participam neste evento.
“Ao longo dos anos, tem sido extremamente gratificante observar o crescimento e fortalecimento do setor das artes e ofícios em Lisboa, e acreditamos que a Feira Feita desempenhou um papel significativo nesse progresso. Também estamos cientes de que a Feira Feita tem desempenhado um papel crucial na união desta comunidade e na inspiração de outros a seguirem o mesmo caminho. Devido ao sucesso da edição anterior, temos todos os motivos para ampliar o número de artesãos-autores presentes e a variedade de workshops disponíveis ao público. O Mercado de Arroios ganhou uma importância especial após a última edição, e dá novamente lugar a esta edição.”, afirmam Rita Daniel e Bernardo Gaeiras.
Estarão representadas, entre outras, as técnicas de Cerâmica, Têxtil, Joalharia, Marcenaria, Encadernação e Técnicas Mistas. Da área da Cerâmica, entre os novos participantes, a Feira Feita conta com GRAUº Cerâmica, da dupla Isac Coimbra e Diogo Ferreira, Ricardo Milne, ReShape Ceramics, entre outros. Entre os artesãos-autores está também a MACHEIA, um projeto sobre conhecimento, pessoas e contraste, assim como Le Faubourg Atelier de Jacky Cavallari.
Nesta 5.º edição, mantem-se o conceito inicial desenvolvido pelos fundadores do projecto – Rita Daniel e Bernardo Gaeiras -, que abre agora as portas do Mercado de Arroios a mais artesãos-autores vindos de vários pontos da área metropolitana de Lisboa.