fotografia de Joana Linda
A Eleventy inaugura a sua primeira flagship store no número 266 da Avenida da Liberdade, no edifício Diário de Notícias – marco emblemático da arquitetura modernista portuguesa, projetado por Pardal Monteiro – distinguido com o Prémio Valmor em 1940. Símbolo da vida cultural lisboeta ao longo de décadas, o espaço renasce agora com um novo propósito e convida a cidade a redescobrir o seu património

Com 260 m², a Eleventy Lisboa distribui-se em duas áreas distintas – a loja e o café-bar – projetadas como um percurso contínuo entre Moda, arte e gastronomia. O interior acolhe três frescos originais de Almada Negreiros, datados de 1939. A sua preservação e integração no projeto definem a identidade da nova flagship store da Eleventy Lisboa, que ambiciona transformar a experiência de compra numa imersão no universo da Eleventy.

Na loja, a oferta é focada sobretudo na moda masculina, embora inclua também propostas para mulher, miúdos, casa e lifestyle. Todas as peças são produzidas em Itália, em materiais nobres como a caxemira ou a vicuña. A filosofia da marca assenta no conceito de luxo discreto, aposta no minimalismo, na qualidade e na intemporalidade. Não há logótipos em destaque, nem elementos exuberantes. Outro dos destaques é o serviço made to measure. Os clientes podem escolher tecidos e ajustar medidas diretamente na loja — seja para uma camisa branca, um blazer navy ou um fato completo. Depois, as peças são produzidas em Itália.

O projeto é assinado pelo estúdio Parisotto + Formenton Architetti, responsável por vários projetos internacionais da Eleventy. A intervenção preserva a essência do edifício e valoriza os seus elementos originais através de uma linguagem arquitectónica sofisticada e intemporal. O uso predominante do travertino e da madeira de carvalho-claro estabelecem um diálogo harmonioso com os frescos de Almada Negreiros, proporcionando um equilíbrio entre a herança cultural e o design, refletindo a filosofia de smart luxury que a Eleventy propõe.

Lisboa oferece autenticidade, sofisticação e energia criativa que se alinham profundamente com o espírito da marca”, afirmam Lurdes Cabral e Luca Nani, proprietários e fundadores da Eleventy Lisboa. “Esta decisão tem também uma dimensão pessoal importante: eu sou portuguesa, o Luca é italiano; partilhamos uma paixão comum pela Moda e pela arte, e temos uma ligação especial com Lisboa – uma cidade que nos fascina pela sua história, pelo seu ambiente vibrante e pela sua cena cultural emergente. Apesar de termos considerado cidades como Madrid ou Barcelona, foi o vínculo afetivo a Portugal que definiu a nossa escolha”, reforça Lurdes Cabral.

O café, integrado no mesmo espaço, propõem uma carta gastronomia desenvolvida pelo o conceituado chefe italiano Andrea Berton. Idealizado como um espaço aberto à cidade, o café reflete a dimensão artística e de lifestyle da Eleventy, prometendo tornar-se um dos novos lugares a descobrir em Lisboa.

A Eleventy foi fundada em Milão em 2007 por Marco Baldassari e Paolo Zuntini e 2009 a marca solidifica-se com a entrada de Andrea Scuderi. A Eleventy desenvolve uma visão de smart luxury centrada na funcionalidade, no rigor e na intemporalidade. As coleções nascem de uma filosofia que destaca a elegância discreta, desenhada para acompanhar o ritmo e a complexidade da vida contemporânea. A marca trabalha exclusivamente com produção e materiais naturais italianos, focando na qualidade e assegurando uma relação fiel com os processos de produção tradicionais.

A eleventy está presente em 30 países, através de uma rede de lojas próprias em cidades como Milão, Nova Iorque, Paris, Tóquio, Seul e Dubai.
Eleventy Lisboa
Avenida da Liberdade, nº 266 Lisboa (Edifício Diário de Notícias)