Fotografia de Montse Garriga Grau

Texto de Francisco Vaz Fernandes

A Avenida dos Aliados, no Porto, recebe um novo hotel de cinco estrelas com 70 quartos, ginásio e piscina exterior que tem a assinatura da Ding Dong, estúdio de arquitetura e de interiores. O Editory Boulevard Hotel Aliados, o nono equipamento hoteleiro do grupo Editory Hotels, resulta da junção de dois edifícios já que o imóvel principal liga-se pelas traseiras a um outro adjacente com porta para a Rua do Almada. O conjunto do edificado sofreu uma ampla recuperação, reabilitação e ampliação do espaço, optando-se no seu conjunto, a uma linguagem estética que revisita o passado a partir de uma reinterpretação contemporânea. As duas fachadas acabam por criar duas dinâmicas distintas e se por um lado a parte virada para avenida, mais nobre, é de acesso exclusivo aos clientes, a outra virada para a rua do Almada, torna-se mais social com o acesso direto a zona de bar e restaurante aberto ao púbico em geral.

Michael Miranda e Davide Gomes da Ding Dong no Editory Boulevard Hotel

Em termos gerais a Ding Dong consegue que o Editory Boulevard Hotel transmita um ambiente de uma residência mas adaptada as necessidades de um espaço público. Profusamente decorado, com múltiplas soluções de arquitetura e de decoração, o espaço, junta tanto peças de design contemporâneo como peças únicas com valor histórico, obras de arte e de artesanato de referencia, resultando daí, numa atmosfera doméstica onde o conforto ressalta no final. Diríamos estar na casa de um colecionador eclético, um pouco excêntrico, até, que nos leva por um percurso que é carrossel de emoções, dado o nível de detalhe e surpresa que nos vai surgindo. Registamos ao final, as boas emoções dessa viagem.

Lobby do Editory Boulevard Hotel

Não há lugar para repetições e a monotonia que encontramos em certas cadeias de hotéis standarizados é simplesmente rejeitada. Na verdade, estamos sempre a tropeçar em mais qualquer coisa que há primeira vista não nos chamou tanta `a atenção. Até por isso, este espaço merece ser mais vivido, o que aprofunda a sensação de autenticidade e de único, conduzindo-nos ao sentimento de sofisticação. O Lobby é um espaço luminoso revestido em geral por materiais naturais. O balcão de acolhimento, é apenas um, entre vários, mini ambientes, que se distribuem à entrada . Apesar de ser a zona de maior circulação ainda assim, a Ding Dong, conseguem sublinhar uma ideia de intimidade e de espaço doméstico em cada núcleo criado.

Lobby do Editory Boulevard Hotel

Ainda referente as partes mais sociais do hotel, o bar, com entrada pela rua do Almada é facilmente percebível, até pela exuberância da pintura mural que tem como tema, o circo. Capta facilmente o olhar do transeunte a partir de uma larga vitrine exterior. Aqui procurou-se combinar o conforto de uma casa com a excentricidade do conceito circense. Os elementos decorativos, voltam a ser profusos, tal como, os que vamos encontrar mais adiante no restaurante. São áreas complementares, exuberantes, mas ou mesmo tempo, intimistas, convidam a entrar.

bar
restaurnte

Se continuarmos o percurso entramos então numa zona de pátio que separa os dois edifícios onde foi instalado uma piscina com água aquecida que é um verdadeiro oásis e um luxo no centro do Porto. Os revestimentos são em pedra natural, joga-se com os contrastes do preto e branco, uma geometria amplamente recortada pela intensidade do verde da natureza que se juntou para sublinhar o exotismo do conjunto. Existem mesas e outro mobiliário de exterior que tornam esse espaço ao ar livre, anexo às áreas de restauração e bar, num lugar muito apetecível

pátio e piscina

Relativamente as opções de quartos que o hotel oferece, voltamos a encontrar muitas soluções adaptadas ao miolo já existente. Agora manualidade, sofisticação discreta e intemporalidade, são as palavras de ordem. Quando entramos num dos quartos, temos até a sensação de que estaria ali, assim, desde sempre, não obstante olhar contemporâneo que transparece no mínimo detalhe. Temos voluptuosidade e simplicidade nos revestimentos em papel de parede, nos jogos de cores que as vezes chegam a ser ousados. Veludo nas cabeceiras das camas, secretárias e mesas de cabeceira a carvalho escurecido, completam quartos que levam os clássicos tapetes de Monsaraz desenhados especificamente para os lugares que ocupam. As instalações sanitárias seguem a inspiração clássica. Novamente o branco e preto dominam, a começar pelo pavimento que é revestido com riscas alternadas de pedra natural preta e branca . Por tudo isso, o Editory Boulevard Hotel, na baixa do Porto é uma verdadeira caixinha de joias, pronto a surpreender.

Texto de Francisco Vaz Fernandes para PARQ_75.pdf (parqmag.com)

Ambientes de quartos

Editory Boulevard Hotel Aliados

Av. dos Aliados 141 147, Porto

telf 220 102 500

www.editoryhotels.com