A marca portuguesa DCK está prestes a completar 16 anos de existência e nasceu de uma brincadeira a mais de 13 mil quilómetros de Portugal. Durante uma viagem a Bali em 2009, os três jovens surfistas fundadores depararam-se com a qualidade das imitações das principais marcas se surf à venda a nove euros nas praias e quiseram saber como era possível.

Conhecendo uma fábrica local e pensando no baixo custo de produção equacionaram no momento lançarem uma marca deles trazendo na mala 400 fatos de banho masculinos, para venderem aos amigos. Era já na altura um modelo com uma identidade própria com um logo que foi inventado no momento. A DCK era uma sigla que refletia suas as inicias -Duarte, Costa e Kiko.
Peças exclusivas, com um design moderno, confortável e a um preço mais acessível do que as marcas do mesmo segmento. Esta foi a premissa que esteve na origem da DCK, uma marca portuguesa de calções de banho que, graças aos seus estampados vibrantes e combinações de cores arrojadas, rapidamente se afirmou como uma alternativa no segmento de swimwear masculino. A experiência foi positiva e foi uma receita que foi sendo repetida, sempre podiam costear as férias em Bali.

Para chegar a uma produção atual de 70 mil unidades, Duarte Costa, teve um longo processo para profissionalizar toda a estrutura, e em 2019 passam para o “Made in Portugal” mantendo o mesmo espírito jovem, apostando em detalhes diferenciadores que tornam quase impossível chegar a uma praia e ver um calção igual .
A coleção é composta por três linhas distintas: Cotton, Sport e Venice. O modelo Cotton é feito em algodão e destaca-se pelo seu efeito desgastado. Já os Sport são ideais para quem é fã de desporto e não dispensa opções confortáveis, com maior elasticidade e de secagem rápida. Os Venice são o modelo mais clássico que incorpora cintura elástica, rede interior e um corte mais curto.

Neste momento a grande preocupação tem sido a criação de um calção de banho mais sustentável e foi apresentada o modelo Hemp, feita com cânhamo e cuja produção exige uma menor quantidade de água e incorpora um aditivo com propriedades biodegradáveis e uma decomposição em três anos, depois da sua vida útil.
Com uma loja física no Chiado e outra em breve no Bali, a DCK, sem perder a sua alma surfista quer ser hoje uma referencia globalizada de um calção de banho masculino para todas as idades e para todo o tipo de públicos.
DCK Shorts
Rua da Misericórdia, 63 Lisboa
www.dckboardshorts.com