Tendo como foco as coleções dos jovens designers de moda portugueses que apresentaram as coleções SS19 na plataforma Bloom do Portugal Fashion, convidamos Alba Batista, com a ajuda de Nuno Vieira e Ana Beatriz Alves a reinterpretar algumas das suas peças chaves
PARQ : Fala-nos de algo que está errado e que deveria mudar.
Alba Baptista : Na minha opinião, existem várias questões que requerem atenção e mudança. Porém, o assunto mais urgente a ser atacado é a questão ambiental. As mudanças climáticas que temos vindo a presenciar requerem imediata atenção e mudança. Trata-se de um fenômeno mundial, causado pelo homem que requer intervenção política e social de maior empenho e determinação para resolve-la dentro do ainda possível.
PARQ : O que gostarias de fazer para que isso mude?
Alba Baptista : Pessoalmente tento minimizar a minha pegada ambiental e gostaria de levantar consciência para que os outros também o fizessem, se já não o fazem. Reduzir a pegada ambiental significa por exemplo: separar o seu lixo doméstico, reduzir o uso do plástico ao máximo, desligar o seu carro quando está parado, ser-se mais consciente na compra de produtos e dar preferência aos biodegradáveis.
PARQ : Em que medida todos nós íamos beneficiar com esta mudança?
Alba Baptista : Ao reduzir o impacto que a sociedade tem vindo a causar ao ambiente, a natureza terá oportunidade de se regenerar, de reverter o aquecimento global, de contrariar as mudanças climatéricas, beneficiando todas as formas de vida deste planeta, assegurando o futuro da humanidade.
Projecto realizado para a PARQ, edição de Março de 2019, com fotografia de Nuno Vieira e styling de Ana Beatriz Alves, make up de Beatriz Texugo e cabelos de Eric Ribeiro