Anna May Wong
Texto por Diogo Graça
Anna May Wong foi a primeira grande estrela de origem asiática do cinema clássico de Hollywood. Começou ainda no período de cinema mudo e foi das poucas atrizes que operou a transição para o sonoro com sucesso, sendo considerada até hoje uma verdadeira lenda do cinema norte-americano do século XX.
Depois de participar em filmes de grande sucesso como The Toll of the Sea e The Thief of Bagdad, Anna May mudou-se para a Europa no final dos anos 20, farta de interpretar personagens estereotipadas de mulheres asiáticas em Hollywood e de perder, consecutivamente, os poucos papéis principais asiáticos para atrizes caucasianas em utilização de yellowface.
Na Europa, aprendeu a falar corretamente alemão, francês e inglês com pronúncia britânica, e interpretou várias protagonistas nos três idiomas. Paralela à sua carreira cinematográfica, desenhou também uma carreira nos palcos europeus, norte-americanos e australianos, sendo que nos últimos anos da sua curta vida se fixou nos Estados Unidos, onde esteve envolvida em vários projetos de teatro, cinema e televisão.
Atualmente, vários são os académicos e não académicos que ressaltam a importância de Anna May Wong na problematização e desconstrução de sistemas racistas e misóginos que orbitavam o século XX, e mais particularmente a estrutura cinematográfica da época de oro da sétima arte. Com uma estrela no Passeio da Fama, Anna May é lembrada e celebrada até hoje como uma atriz de talento ímpar e uma forte ativista no combate ao preconceito e aos estereótipos.