A IN.TRAVA estreia no Musicbox com concerto de apresentação do disco Baile de Peruca do coletivo ARCANA. É já na próxima quinta-feira, dia 3 de outubro, e juntam muitos outres artistas para celebrar a criatividade onde música e moda andam de mãos dadas

ARCANA (LAVA à esquerda & BugSnapper em frente)

Para começar apresenta-se o Baile de Peruca, disco de estreia dos Arcana descrito pelo coletivo como sendo representante de “uma nova era, para as bichas e putas”,  numa atmosfera cyberpunk. Lançado em julho, este álbum aborda temáticas relacionadas com o universo queer, assuntos mais informais como o sexo e a “putaria” e desenvolve sonoridades eletrónicas que se cruzam com ritmos latinos como funk e reggaeton, e muitos interlúdios que nos guiam pela subjetividade do intérprete e escritor das canções, ALLiAN, também conhecido como LAVA . O projeto do disco contou com o apoio do concurso Criatório, da Câmara Municipal do Porto, que tem como objetivo dinamizar e financiar novos talentos nacionais. 

O álbum conta com 21 músicas e várias colaborações, entre elas Phaser, PIPA DE MA$$A, Odete, Puta da Silva, Leexo e Nascalmas. Para além de integrar vários singles lançados desde o início do projeto (“PISTOLA”, “GOLPE DA BONECA”, “TARÂNTULA” e “EUROBOY”, este álbum compila ainda uma série de hinos de empoderamento queer, onde LAVA anseia por um mundo onde possa ter direito a usar a roupa e a maquilhagem que deseja, sem ser alvo de julgamentos ou opressões

MX, DJ e agitadora cultural pernambucana a residir em Lisboa

Black to School – Noite IN.TRAVA na Musicbox

Na noite de 3 de outubro a IN.TRAVA agrega ainda DJs que estão a movimentar a cena cultural lisboeta: Marcolan, representante da festa Furacão D17; MX, DJ recém-chegada do Brasil; N▲N▼, violinista e performer; e Umafricana, DJ e autora do livro “Para que Fique Bem Escurecido”. Cada artista irá apresentar um DJ set no espaço de clubbing do Musicbox, sendo que N▲N▼ e Marcolan irão unir-se num só ato, resultando num set híbrido de violino e baile funk. 

Umafricana, DJ, escritora e  social media expert

Para contar melhor esta narrativa e junção de personalidades tão notáveis, foi escolhida uma componente visual para o projeto – um photoshoot sob o conceito de volta às aulas, visto que a semana do regresso às escolas e universidades coincide com a data do evento. A festa tem como tema o lema “Black to School” por se tratar de um line-up de DJs racializados icónicos da cidade de Lisboa, unindo os universos do clube e escolar nesta edição.

Cada artista será um “personagem” desta escola, refletindo o próprio estilo, identidade ou vibe de cada um: Sandra é a estudiosa que adora livros (nerdy/organizada); N▲N▼ é a emo (queen of darkness); Marcolan é o bad boy (playboy/don’t give a fuck); e MX é a baddie (sweet candy girl). Enquanto isso, ALLiAN e Bug Snapper assumem o papel de diretoria, conduzindo a “turma” num concerto de uma hora, onde performance, poesia e música falam por si só. 

 Outres artistas foram convidados para contribuir na área da moda e fotografia do projeto, são eles: Nascalmas, pessoa trans não-binária que trabalha como trancista, tatuador, dançarino e hair-stylist; Pedro Lozano, estudante da Faculdade de Belas Artes de Lisboa e ilustradora; e Vitro, maquilhadora e fotógrafa. Nascalmas assina o projeto como diretor criativo e estilista juntamente com ALLiAN, pois ambos têm uma visão artística muito congruente, além de serem melhores amigos e companheiros de coletivo (ARCANA).

Pedro, também conhecida como P, quem fotografou a shoot, alicerçando dois fatores primordiais aos grafismos da obra – as ilustrações dos personagens, imitando os “desenhos de livro” ou “desenhos trashy”, que nos são tão familiares em tempos escolares quando queremos passar tempo e acabamos por decorar as apostilas e manuais escolares; e a fotografia dos modelos, que são aes própries DJs da festa. A artista Vitro, vinda do Porto, marca a sua presença na maquilhagem.

Do lado esquerdo, N▲N▼, DJ, violinista e performer. À direita, Marcolan, DJ, produtor musical e produtor cultural

A festa IN.TRAVA já passou por casas de espetáculo respeitadas nacional e internacionalmente como Mondo Club (Vigo), Nada Temple (Lisboa), Passos Manuel (Porto), Outra Cena (Lisboa) e Planeta Manas (Lisboa), por isso a estreia no Musicbox soma ao repertório prodigioso do coletivo que tanto movimenta os núcleos culturais portugueses.

Ficha Técnica

Produção: IN.TRAVA

Direção Criativa: ALLiAN e Nascalmas

Fotografia: P

Styling e Hair: Nascalmas 

Make-up: Vitro 

Apoio: Musicbox