Sustentabilidade é a palavra de ordem
texto por Taty Cool
Manel Baer é o fashion designer que vai querer conhecer para acreditar que por cá também temos “coisas” extraordinárias que merecem a nossa especial atenção.
Em Julho de 2022 Manuel Baer Gomes, cria a sua própria marca – Manel Baer -que se destaca pela originalidade dos cores, texturas, misturas de materiais, sendo algumas peças pintadas à mão.
Com apenas 23 anos, o jovem designer tem um percurso que começou anos antes com a deslocação de Beja para Lisboa para estudar na faculdade de arquitetura, Fashion design. Terminada a licenciatura, teve a oportunidade de estagiar com Valentim Quaresma onde em seis meses pode aplicar as técnicas aprendidas no curso que frequentou.
Mais tarde, concorreu ao projeto Beat by Be@t de onde saiu vencedor. O Beat by Be@t é um programa criado pelo Bcsd Portugal em colaboração com a ModaLisboa, que tem como finalidade estimular a criatividade para o eco-design da moda em Portugal. Para o designer ,a sustentabilidade é a palavra de ordem, e é a partir do desperdício e das matérias não convencionais que surgem os seus melhores trabalhos. Isto pode ser , por exemplo, numa das peças que criou a partir de um para-quedas.
O estilo irreverente, urbano e sensual que o designer traz às suas criações, faz com que alguns nomes conhecidos, vistam a marca e se sintam próximos desta sua identidade. Bárbara Bandeira, Soluna, Blaya, Inês Gutierrez são alguns dos nomes que se enquadram no ADN deste criador.
Com Manel Baer temos uma marca unissexo, onde as texturas e cores vibrantes fazem do street style um estilo único e apetecível a todos nós. Dos mais tímidos, aos mais ousados, todos conseguimos encontrar na sua coleção, a peça que complementa um look.
Neste momento o designer encontra-se a desenvolver a sua próxima coleção “Chromatic Core” – que será apresentada em Maio de 2024 no mercado p’la arte. O tema da coleção “provém de uma reflexão sobre a moda nos últimos tempos” de acordo com o designer “as pessoas têm vindo a divergir das cores para tons mais escuros e com falta da cor.”
O designer pretende com esta nova coleção “celebrar a conexão inerente entre cor, arte e o espírito humano.” Com o objetivo de “ inspirar uma apreciação mais profunda pela diversidade, vida e potencial criativo ilimitado dentro de cada indivíduo.”
Foto de Christian Zimmermann
Stylist Pedro Chalbert
Mua Virgínia Paula
Modelo Mário Clara agência Model Werk