Os Femme Falafel é a nova vencedora do Festival Termómetro, na final de 2023 realizada este sábado, 13 de maio, no Capitólio, onde subiram ao palco também os outros finalistas: Slowburner, Salomé, Palankalanka e Riça.
Por vencer esta edição do Termómetro, Femme Falafel tem agora acesso a atuação no Festival NOS Alive, atuação no Bons Sons edição 2024, à gravação de um videoclip… e 10 horas de gravação em estúdio.
Femme Falafel (aka Raquel Pimpão) é uma rapariga de 27 anos, alfacinha de nascença, caldense de coração, apaixonada por disco, hip-hop, salsa e pastéis de nata. Usa o piano, a voz e o logic para arrancar as amarguras mais profundas debaixo dos glaciares da consciência.
Do júri fizeram parte Gisela João, Samuel Úria, Ana Bacalhau, Tiago Bettencourt, Márcia, Benjamim, Margarida Campelo, Tomas Wallenstein, Henrique Amaro, Justin Stanton, Nelson Ferreira e Tiago Castro… e ainda três dos maiores promotores de festivais do país: Álvaro Covões, Luis Montez e João Carvalho.
O festival voltou a atravessar o país, de norte a sul, passando por cidades como Guarda, Portimão, Grândola, Lamego, São Pedro do Sul, Matosinhos, Porto, Aveiro, Almada e Odemira chegando a esta final, no Capitólio, em Lisboa.
Das 30 bandas e autores que participaram nas sessões pelo país, a organização escolheu 5 (Slowburner, Femme Falafel, Palankalama, Riça e Salomé) para virem disputar a final.