New cycle

Fotografia de Marcos Puga @pugaimages

A New Kind of Blue apresenta-se como um estúdio de design sediado em Berlim que trabalha em busca de soluções locais para problemas globais, com o ponto de partida na economia circular. O atelier foi fundada por Tim van der Loo, designer e Sandra Nicoline Nielsen, antropóloga e visa repensar a noção e a estética dos materiais reciclados, criando assim novos ciclos de vida de produtos, verdadeiramente circulares. Têm proposto diferentes projetos que seguem essa linha de pensamento. Um deles é o “New Blue”, um novo material têxtil inovador e totalmente reciclado, composto por fibras de jeans velhos e desgastados. As fibras são prensadas e bordadas tornando-se num tecido consistente mas com uma expressão lúdica, sem qualquer precedentes no mundo da moda.

blusão e calças da New Kind of Blue

Outra linha que o estúdio explora é a expressão que as peças de jeans recicladas podem ter antes de serem transformadas em fibras. Utilizando assim as superficies do denim na sua forma primária, podendo ser integrados em vários processos de up-cycling. Manifestando-se numa reutilização quase direta dos resíduos de jeans traduzidos em peças de vestuário trendy e sustentáveis. 

calças da New Kind of Blue x Tiz Fashion Design

Com a ascensão do fast fashion, o denim passou de um tecido de vestuário de trabalho, duradouro e resistente, para um item básico do guarda-roupa contemporâneo, ficando assim com vastos fluxos de resíduos sem nenhuma infraestrutura para absorvê-los.O projeto New Blue busca mudar essa metodologia, encontrando uma maneira de reencarnar os jeans como uma versão renovada de si mesmos. Tudo isto funciona porque há um olho rígido em manter a alta qualidade usando apenas algodão e não misturando as fibras com outros materiais. Trata-se de um caso muito raro na indústria da moda onde a maioria dos produtos contêm alguns níveis de plástico.

óculos, calças e blusão da New Kind of Blue

A ideia permanente é que os produtos criados e usados ​​na New Blue reintegrem sempre num novo ciclo de material. Portanto, A New Kind of Blue promove um ciclo material diferente do que estamos habituados, manifestando-se através de novas sequências de produção, bem como nos seus resultados finais. O produto final tradicional é agora visto como um estágio dentro de uma sucessão contínua e circular de decomposição e recomposição. Adotando esta abordagem, a estética do jeans – da textura do novo denim renascido ao design do overstitching – também pode evoluir com o tempo, respondendo às tendências e garantindo que o novo produto seja sempre relevante e pessoal.

Tendo por fundo um dos bairros mais emblemáticos de Berlim, Neukölln, numa produção da PARQ documenta-se aqui algumas das peças de up-cycle realizadas pela designer portuguesa Beatriz Cardoso (TIZ) em parceria com o estúdio A New Kind of Blue, num processo que resultou de uma colaboração de 3 meses com a marca, onde a designer esteve em contacto direto com os projectos do estúdio.

Texto publicado na PARQ_73.pdf (parqmag.com)

óculos e blusão da New Kind of Blue

www.anewkindofblue.com 

Fotos e beauty: @impuga

Beauty products @maxweberbeauty 

styling: @beatrizz_tiz

models: Kilian @kilian.j.j from @coreartistmanagement 

Luca Wunderlich @training_of_daily_livinng from @thefashionmanagement.de