Texto por Jéssica Lima

Junto à Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa, abriu o Lusco Fusco um ateliê criado em plena pandemia por Cláudia Fidalgo: “Tal como o lusco-fusco não é dia nem é noite, não é claro nem escuro, o espaço não é uma loja, e não é só um atelier de arquitetura, nem é só um espaço de workshops de ilustração”.

A loja/atelier é um sonho de Cláudia Fidalgo desde que se iniciou em cursos de ilustração, o seu propósito é divulgar o trabalho de novos artistas portugueses e promover as atividades culturais de interesse para a comunidade.

foto de Carla Rosado

Lusco Fusco é uma junção de loja e atelier. Como vai ser realizada a logística das duas áreas?

A loja não funciona em horário completo, o que me permite ter tempo para os meus projetos de arquitetura e de ilustração. Quando iniciar os workshops, vão funcionar com formadores convidados. Coordenar tudo exige esforço e muitas horas de dedicação, mas é trabalho feito com muito gosto.

A loja irá ter à venda cerâmicas da sua autoria, pode falar-nos um pouco sobre o seu percurso?

Ao contrário da ilustração que sempre fui fazendo ao longo da vida, nunca tinha planeado fazer cerâmica. Um dia passei por acaso à porta do estúdio Caulino Ceramics e adorei o que vi. Fiquei com vontade de experimentar e comecei por fazer workshops semanais. Quando ganhei autonomia para fazer cerâmica sem ajuda, tornei-me residente no Sedimento Studio e sempre que posso vou para lá trabalhar. Gosto de fazer peças coloridas que tenham a versatilidade de ser peças úteis ou simplesmente objetos de decoração.

Para quando podemos esperar um workshop?

Decidi que não lançaria nenhum workshop até ao final do ano porque sei por outras pessoas e entidades que devido ao contexto de pandemia actual, não tem havido inscrições suficientes para pôr os workshops a funcionar. Em Janeiro vou programar a oferta formativa e vou convidar ilustradores e outras pessoas ligadas a técnicas de impressão e de encadernação para dar os workshops. Os que eu quero dar pessoalmente serão dirigidos a crianças. Isto tudo partindo do princípio que a pandemia vai estar mais controlada no início do ano e que vão haver menos restrições.

Deixo alguns exemplos de workshops que penso ter no Lusco Fusco: Tipografia de caracteres móveis, linogravura, impressão com stencil , encadernação, fabrico de papel, fabrico de carimbos e impressão, serigrafia, cianotipia, técnica de pop-up

Pode enumerar alguns dos artistas que podemos encontrar na loja?

Ainda estou à espera de receber trabalhos de ilustradores de renome, como a Yara Kono por exemplo. Para já, tenho em loja o trabalho dos seguintes artistas (por ordem alfabética ): Angelina Velosa, Estúdio Adamastor, Ana Biscaia, Ana Humana, Bina Tangerina, Carolina Maria, Catarina Gomes, Clara Não, Dedo Mau, Filipe Abranches, Henriette Arcelin, Homem do Saco, Hugo Henriques, Hugo Oliveira, Inês Cóias, Inês Machado, Joana Fontes, Joana Monteiro, Joana Pardal, José Feitor, Júlio Dolbeth, Leonor Violeta, Lucas Barbosa, Marcos Martos, Mariana Malhão, Mariana Rio, Mariana Vale, Matilde Horta, Pedro Simões, Papeleiro Doido, Rui Vitorino Santo

Há mais alguma informação que gostasse de divulgar?

O Lusco Fusco pretende ser, acima de tudo, um espaço de divulgação do trabalho de artistas portugueses. Procuro ter uma oferta eclética, para todas as idades e sem definir nenhum estilo em particular. A loja tem ilustrações impressas em várias técnicas (serigrafia, linogravura, risografia, giclée e digital) em formatos que vão desde o postal ao poster 50x70cm. Para além dos prints, tenho de edição independente, ou seja, totalmente produzida pelo artista, e revistas como a “Dois Pontos”, a “Triciclo” e a “Gerador”. Quando os workshops começarem a funcionar, vou aceitar propostas exteriores para formações e outras atividades. Tenho intenção de fazer eventos como lançamentos de livros e pequenas exposições temporárias. Assim que a situação da pandemia o permitir, quero que o Lusco Fusco seja um espaço dinâmico e que promova atividades culturais e de interesse para a comunidade.

Lusco Fusco, Rua Barão de Sabrosa , 157C (Alameda) Lisboa -T. 964 134 283

@luscofuscoatelier