Em cada mulher uma história

Texto por Daniel Bento

Em cada coordenado, uma mulher. Em cada mulher, uma história. Buzina nasceu em 2016, através de Vera Fernandes, com a missão de celebrar a pluralidade identitária inerente à figura feminina. A premissa passa pela tentativa de que cada peça, o mais personalizada possível, faça parte da história pessoal de quem a veste.

Aproveitando os excedentes de coleções anteriores, a marca prima pela sustentabilidade e pela irreverência que nasce da reinterpretação de tecidos em novas peças que possam ser únicas e versáteis. É revelada, no trabalho de Vera Fernandes, a multiplicidade de caminhos que a moda permite seguir independentemente de quaisquer imposições redutoras daquilo que a moda – e cada mulher – pode ser.

As propostas de Buzina conferem uma passagem de acesso à moda que faz sonhar e que relembra que a roupa pode ser, em simultâneo, uma fantasia e uma realidade. Cria-se peças para mulheres reais, mas com a capacidade de sonhar para além do mundano.

O estilo oversized e as mangas em balão. As silhuetas volumosas e o romantismo desmesurado. Em cada coleção, os tecidos ganham vida e, evidenciado uma extrema sensibilidade artística, dão também vida a cada pessoa que veste Buzina.

Fugindo de regras e padrões, Buzina certifica-se que, mais do que um pedaço de tecido ou uma simples peça de roupa, as clientes revestem-se de uma atitude empoderadora e a roupa torna-se uma armadura para o dia a dia de mulheres autênticas. A moda pode ser uma segunda pele. E não há nada mais importante do que nos sentirmos bem na nossa própria pele.

texto de Daniel Bento para a revista PARQ 67 Outubro de 2020