Construção / desconstrução
Texto de Carla Carbone
O design vive constantemente de reminiscências de estilos, de retornos ao passado, mais ou menos intencionais. Sandro Lominashvili, e a sua cadeira 1 + 1 fazem-nos recordar o design essencialista de meados de 1800. A cadeira 1+1, tubular e negra, relembra as linhas sinuosas da emblemática Thonet. E restitui ao design, a fluidez, e a nobreza, evocadas no estilo, muito antigo, de Biedermeier.
Lominashvili admite, em certa medida, que possa ter existido uma leve inspiração na cadeira Thonet. “A cadeira 1+1 tem quatro pernas multifuncionais”. Começam primeiro, as suas estruturas tubulares, por funcionar como pernas, e progridem, depois, em apoios de costas e braços. “De certo modo, o mesmo acontece com a cadeira Thonet, onde as pernas traseiras continuam como encosto. Então pode dizer-se que a cadeira 1 + 1 foi inspirada na cadeira Thonet”.
O designer concentrou-se sobretudo, para a realização deste projeto, na adição de funções às pernas da cadeira.
Num primeiro olhar sobre a cadeira somos conduzidos, por outro lado, a uma ideia de desconstrução do arquétipo de cadeira, da noção clássica da mesma. O espaldar é composto por uma forma aberta. Aberta, como em Sol Le Witt, e os seus cubos inacabados, que pretendemos completar.
Há um caminho funcional no objeto (a cadeira), mas ao mesmo tempo, não podemos ignorar a dimensão fruitiva que é oferecida pela sua forma. Temos uma ideia de cadeira, se uma parte da sua estrutura aparentar incompletude, tendemos a procurar-lhe uma coerência, um sentido. Somos nós que a completamos, de certo modo. Como uma opera aperta. Somos nós, os utilizadores, e simultaneamente fruidores, que vamos acabar por dar um rumo à sua história.
Aparentemente inacabada, desafia as leis da perceção, e os princípios da boa forma. Lominashvili quis entrar pelos caminhos da construção e desconstrução da ideia convencional que temos de uma cadeira. E se depois das múltiplas funções que o designer atribuiu à estrutura tubular ainda descobríssemos outras?
Lominashvili, natural da Georgia, ainda tem outros três objetos que merecem a nossa atenção: a cadeira 3/4, as Love Lamps e a mesa Light Table.