EMA

O novo filme de Pablo Larraín chegou finalmente em Portugal. O drama conta a história de Ema (Mariana Di Girolamo) e Gastón (Gael García Bernal) que enfrentam uma bruta realidade quando decidem devolver o seu filho adotivo, Polo, devido ao seu comportamento violento. Esta escolha torna as suas vidas num constante frente a frente de acusações e culpas instalando um ambiente tóxico e insuportável.

Ema, espírito livre, dançarina, embarca então numa procura de liberdade tentando fugir às normas e pressupostos da sociedade, direcionando-se para escolhas ousadas que atormentam tudo por onde passa e apaixonam todos os que se cruzam no seu caminho. A jovem em chamas é movida pela sedução, pela paixão, pela fantasia, pela dança e vivencia sempre uma certa insatisfação e olhar vazio instalado pela culpa de ter entregue o filho. Entregue à rebeldia, flui no ritmo do reggaeton libertando-se das suas angústias e dos seus tormentos.

Com uma realização e caracterização fenomenal, o filme é sem dúvida eletrizante e único, uma longa-metragem sobre movimento, expressão, liberdade, paixão.

Texto de Sara Pereira, para a revista PARQ, Junho de 2010