Ano Q está de volta este fim de semana com dois dias de música, comunidade e resistência cultural. O festival comunitário Ano Q, organizado pela Rádio Quântica, regressa esta sexta-feira e sábado, 19 e 20 de setembro, à Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, com uma programação que une diversidade artística, inovação e inclusão.
Arrancou ontem a 5ª edição do festival, que se afirma como um espaço de celebração de práticas artísticas que desafiam os formatos convencionais, reunindo “iterações sonoras mais intrigantes”, artistas emergentes, vozes marginalizadas e projetos pioneiros que raramente se encontram nos alinhamentos dominantes, mas que merecem ser também protagonistas.

A programação do Ano Q 2025 propõe um diálogo entre géneros e expressões artísticas distintas, explorando novas formas de resistência e de festa. O evento contará com concertos, performances, exposições, DJ sets e momentos de experimentação sonora, sempre com entrada acessível (20€ o passe para os dois dias) e com bilhetes solidários disponíveis (basta contactar a organização via Instagram @anoqfestival ou email para hello@radioquantica.com).
Ontem, quinta-feira (18), o novo estúdio da Rádio Quântica, em Alcântara, abriu as portas ao público para uma sessão radiofónica especial com entrada livre. O destaque foi para a editora Paraíso, que apresentou excertos do seu documentário homónimo, que se debruça sobre as origens da música de dança em Portugal, e que conta ainda com uma talk e DJ sets de Yen Sung (DJ residente do Lux, ex-membro dos Da Weasel, é uma das mais importantes figuras na cultura clubbing nacional), Violet (fundadora da Rádio Quântica), Maria Amor e Shcuro (realizadores do Paraíso).
Hoje, sexta-feira, dia 19, Marlene Ribeiro leva-nos através de uma gama eclética de instrumentos acústicos, gravações de campo, e voz para criar uma mistura fantasmagórica e inebriante de folk pop-hipnagógico; a DJ palestiniana Saya irá fazer um set de música eletrónica arábe e afro-diaspórica; e margô contará as histórias e as confissões por que todos passamos no dia-a-dia, sem nos envolver em angústias, mas atirando-nos antes para o universo, para dançar sobre as suas palavras. Viajaremos também entre a criatividade da rimadora, compositora, intérprete, pintora e educadora, natural do Rio de Janeiro, Muleca XIII, e uma performance entre dança, audiovisual e literatura em torno da potência estética e política do seu corpo gordo que desafia a cisnormatividade e a padronização dos corpos por Andrei Bessa.

No sábado, dia 20, contaremos com o som marcadamente minimalista e contemporâneo traçado pelo pianista e compositor autodidata Tiago Sousa; o curso de canções sonhadoras das I’A’V compostas por linhas de violoncelo, flauta e voz; com melodias e batidas metálicasde DJ Narciso, do Rio de Mouro. Roda de Sample traz-nos directamente do Brasil uma jam session ao vivo em formato de roda, como são as tradicionais rodas de samba, mas com um twist electrónico; The Blacker The Berry apresenta-nos ainda uma exposição sobre os passos que têm dado no encontro e criação desta colectividade de pessoas negras LGBTQIAP+ em Lisboa; e Sambacção mostram-nos a força que dão a movimentos, protestos e ações políticas pelas ruas de Lisboa com as suas percussões e palavras de ordem num verdadeiro concerto-manifestação. A identidade sonora vibrante de celebração da cultura afrodescendente através da música eletrónica de Maribell cruzará com o funk e a cultura de quebrada de Marcolan em back-to-back, e Jenny Larrue, nome icónico da cultura Drag portuguesa, apresentará um show de Drag histórico, a partir da sua experiência de performer, profissional de teatro e televisão e mestre do artesanato.

O Ano Q é mais do que um festival de música. É um manifesto cultural contra a gentrificação e a padronização estética que tomam conta de Lisboa, propondo uma alternativa comunitária, independente e radicalmente inclusiva. Ao juntar artistas de diferentes origens e disciplinas, o festival evidencia a potência da música enquanto ferramenta de resistência, encontro e transformação social.

Bilhetes disponíveis na Galeria Zé dos Bois e em: https://ra.co/events/2176923