texto de Lara Mather

Recordando a veterana realizadora francesa Agnès Vardas que faleceu em Março de 2019, “The Beaches of Agnès” um dos seus filmes autobiográficos estreou no Festival de Cinema de Veneza no dia 3 de Setembro de 2008.

O filme documental conta com Agnès a narrar a sua vida num tom de nostalgia e por vezes teatral com a recriação de certas cenas em que por vezes aparece no meio dos atores em segundo ou primeiro plano, falando diretamente para a câmara. Fala da sua família, da sua vivência durante a segunda guerra mundial quando se mudou para França, de tudo o que a levou a fazer filmes, do seu percurso, das suas amizades e relações que construiu ao longo dos anos graças aos seus filmes e do seu casamento com o cineasta Jacques Demy.

As praias são o elo de ligação entre as suas histórias, é nas praias que tem várias recordações e não só nas praias mas nos rios e canais de França.

Recebeu o prémio na categoria de melhor documentário nos Women Film Critics Circle Awards, nos César Awards e nos Los Angeles Film Critics Association Awards tendo recebido inúmeras nomeações em vários festivais à volta do mundo.

Agnès sempre quebrou as regras com a sua forma imaginativa de fazer filmes. Ela conta que aos 25 anos tinha apenas visto 10 filmes. A sua forma de contar histórias é única e a forma como este filme foi montado e filmado mostra isso mesmo, nos cortes de cena para cena, na sensação do movimento de câmara, na forma como ela olha para nós e nos conta a sua história de vida, nas conversas que tem com pessoas que apareceram nos seus filmes e anos. Algumas delas reencontram-se com Agnès, nas fotos e vídeos antigos onde a realizadora aparece com os filhos e o marido. Há a recriação de cenas cómicas e dramáticas misturando vários elementos para criar a cena perfeita para o filme. É uma clara celebração do seu impacto no Cinema e da sua vida como mulher.

Membro da Nouvelle Vague no meio de um mar de homens os seus filmes destacam-se. Deixando uma carreira de cerca de 68 anos, “Vardas by Agnès” foi o seu último filme a ser lançado ao público em 2019 que encapsula toda a sua obra cinematográfica, incluindo “The Beaches of Agnès”, e que merece ser vista na sua totalidade.

Texto Lara Mather