Edição 59- Outubro 2018
Texto por Luís Sereno
Sara Maia começa o seu trajeto na área da Moda começando por estudar no Porto e tendo colaborações com designers como Ricardo Dourado e Lydia Kolovrat. Em 2012 arrecada o primeiro prémio no concurso da plataforma Bloom do Portugal Fashion e de seguida ruma a Londres, alargando horizontes com colaborações em ateliers como o de MarquesAlmeida.
Regressa à plataforma Bloom para a coleção de Inverno 2017, seguindo uma trajetória como designer com uma demarcada individualidade. Na 42ª Edição do Portugal Fashion, Sara Maia apresentou a sua coleção para o próximo Inverno no Parque da cidade do Porto. Nesta coleção Sara parte de um ecletismo referencial, que junta nomes do design editorial a personagens-chave de movimentos urbanos atuais e influencers como ASAP ROCKY, a fontes de referências e atualidades urbanas como Hypebeast ou FFFFOUND, inspira-se ainda noutros campos como a pintura e performance.
Cria um vestuário em que esta mistura é visível e não o é ao mesmo tempo, o que ressalta em primeiro é a sua atualidade, a sua irreverência – sendo um dos pontos fulcrais o afastamento estético do género. Algo muito visível no tipo de silhuetas descontraídas e funcionais, bem como nas referências do vestuário militar masculino. Os estampados e as “bandanas” presas aos coordenados e alguns detalhes levam-nos a algumas referências gráficas. As quais se interligam com os nylons, impermeáveis e napas utilizados- referências sportswear que já são uma constante no trabalho da designer. Esta e anteriores coleções poderão ser adquiridas em www.saramaia. net e na loja Daily Day no Porto.