Texto por Bernardo Semblano @bernardosemblano

Desde 2016, Alba e Marisa vagueiam pelas ruas da cidade Invicta em busca dum azulejo escondido, que está desejoso por ser partilhado na sua página de Instagram – Os Azulejos do Porto.

Agora, em 2024, @azulejosporto conta com 14,5 mil seguidores.

Com um background em design gráfico e produção cultural, as criadoras ficaram terrivelmente desgostosas com a retirada, e consequente destruição, de azulejos de edifícios na hora de remodelação dos mesmos. Como tal, a sua página não só vem preencher uma falta de registo dos mais variados azulejos da cidade do Porto – facilmente esquecidos pelos portuenses –, mas também, serve como uma forma de defesa e promoção ativa para este símbolo fulcral da identidade arquitetónica e cultural da cidade.

A página, que não conta com qualquer tipo de parceira ou financiamento externo, é já mais do que um hobby para Alba e Marisa – é uma forma de descomprimir, é uma paixão. Qualquer hora que deambulem pela cidade é como jogar às escondidas, onde o maior tesouro é encontrar um azulejo diferente e totalmente fora da caixa. Quando a novidade lhes aparece, rapidamente fotografam a peça para ser incluída no seu portfólio digital.

Muito importante aqui, destacar o papel do website oficial (azulejosporto.pt) que, para além da imagem do azulejo, e as suas características, conta também com a sua localização geográfica. Assim, os seguidores mais curiosos saberão onde experienciá-lo ao vivo e a cores.

Após apostarem fortemente na sua formação sobre este tema, através de idas a arquivos municipais, bibliotecas locais, entrevistas a especialistas, pesquisas online, visitas a fábricas e uma grande coleção de livros, as criadoras começaram a sentir que esta paixão deveria de ser partilhada com mais pessoas. Assim surge a Gazete Azulejos (@gazeteazulejos).

A Gazete Azulejos, com 17,4 mil seguidores, surge como um complemento à Azulejos do Porto. Aqui, Alba e Marisa convidam os seus seguidores a participarem em workshops de formação e de pintura. Estas aulas, que contam com a presença de múltiplas nacionalidades – Alemanha, Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos, Reino Unido são alguns exemplos – são oferecidas no seu atelier localizado no Bonfim, Porto. Todas as informações estão reunidas no website: gazeteazulejos.com.

Para o futuro da história destes Azulejos, novas parcerias com artistas podem ser esperadas e está a ser planificado um livro para celebrar o décimo aniversário da página @azulejosporto, em 2026.

Estamos certos que os azulejos ainda farão correr muita tinta: do Porto, para o Mundo.