Texto por Sara Pereira
Edição 65, Março 2020
FAVELA LACROIX , a drag queen do momento, personagem criada por JÚNIOR OLIVEIRA, lança agora um novo hit, “Louca”, e contou-nos mais sobre o seu percurso. JÚNIOR nasceu no Brasil e mudou-se para Portugal com apenas 5 anos. Confessa que começou a trabalhar desce cedo em diversas áreas, mas o mundo da música foi sempre uma evidência. Começou a cantar na igreja e fez a sua primeira aparição em televisão em 2014, no programa Fator X e um ano mais tarde conquistou os jurados do The Voice. A oportunidade de entrar no mundo drag surge no clube noturno Trumps, onde é convidado a dar vida a uma drag queen e nasce então a FAVELA LACROIX , uma personagem que é uma mistura explosiva de energia, voz, dança e espetáculo. A diva é uma porta para a sua mais arrojada expressão artística e musical, contando-nos que a personagem é o oposto de si próprio —“O Júnior é mais pacato, mais tranquilo, mais calmo. A Favela é poder, é segurança, é ousadia”. Apesar disso, o nome da artista transmite muito da sua personalidade —“Sou muito da favela e é daí que nasce a Favela Lacroix”.
O hit “Sextou” que estreou em 2019 em colaboração com os NO MAKA chegou ao top 1 do iTunes e já conta com mais de 1 milhão de visualizações no Youtube. Em setembro do mesmo ano apresenta “Quem Manda Aqui?” em parceria com PUTZGRILLA . Estes hits de sucesso conduziram-na aos grandes palcos, um deles o do Meo Sudoeste ao lado da BLAYA . Lança agora o seu novo single, acompanhado de videoclipe e é das músicas com que a artista mais se identifica, “Louca é um hit que me caracteriza”, confessa a artista.
Apesar de estarmos em 2020, admite que o caminho a ser feito contra o preconceito é longo —“Ainda é preciso mudar mentalidades. Nós somos livres, devemos ser livres”. Não havendo muitas referências no mundo drag em Portugal, sente-se representante desta comunidade e pretende fazer-se ouvir —“No Brasil já existe muita gente a representar a comunidade drag, em Portugal não —pretendo mudar isso”.