Os clássicos da Converse prestam homenagem a Keith Haring, artista norte americano, que trouxe a cultura da rua, para os circuitos mais exclusivos da arte novo iorquina, quebrando barreiras tanta na forma como olhamos hoje a arte, como a vida.

Keith Haring para o Soho News, Maio de 1981, Nova Iorque. (Photo by © Robin Holland/CORBIS OUTLINE/Corbis via Getty Images)

Tendo por base o espírito do graffiti que proliferava em Nova Iorque, Haring faz uma ponte entre o que se poderia chamar a alta cultura com a baixa cultura traduzida que se vivia no gueto. De certa forma a força motriz na carreira de Haring foi garantir foi dar visibilidade a essa cultura dos oprimidos permitindo que as suas manifestações pudessem ser valorizadas numa perfectiva da democratização da cultura. Uma cultura acessível a todos. Este espírito de defesa e quebra de barreiras motivou Haring ao longo da sua vida, acabou por ser uma das bandeiras que orientaram a Fundação Keith Haring que criou em 1989. Depois de ter sido diagnosticado com SIDA no ano anterior, Keith fundou a organização para garantir financiamento e imagens/grafismos para diversas organizações de Luta contra a SIDA.

Haring é conhecido também por trabalhar em prol da acessibilidade ao mundo da arte, criando obras públicas para instituições de caridade, hospitais e orfanatos em todo o mundo e vendendo as suas imagens através de merchandise acessível, tornando-as disponíveis para o grande público. Tudo se mantém válido para os dias de hoje e serve como força motriz para uma nova coleção – Keith Haring Studio e Converse, marcada pela estreia dos desenhos icónicos de Haring aplicados nos clássicos da Converse, em footwear e apparel. Combinando progresso e iconismo, a arte de Haring e o design da Converse unem-se para celebrar de uma forma simples, mas ousada, o poder da criatividade. Modelos clássicos como as Chuck 70, Chuck Taylor All Star e Pro Leather, assim como o modelo mais recente Run Star Hike, são as novas telas para as obras icónicas desenhadas a giz nos outdoors vazios do metro de Nova Iorque.

Em toda a coleção, o estilo característico de Haring ganha vida através de desenhos arrojados a preto e branco com apontamentos alegres e brilhantes a vermelho. Para uma opção mais colorida, as Chuck 70 também podem ser personalizadas através da Converse By You, a plataforma de personalização de produtos da Converse, com quatro impressões em lonas diferentes para escolher, juntamente com elementos personalizáveis – o patch do tornozelo, a sola intermédia, os atacadores, a costura do calcanhar e o forro – permitindo que os fãs deem asas à sua criatividade e criem uma peça única para personalizar como quiserem.

A colaboração Converse x Keith Haring foi lançada globalmente a 13 de maio de 2021 e está disponível em www.converse.com