Texto por Jéssica Lima
De volta e meia a PARQ apresenta artistas que utilizam o seu trabalho para retratar temas problemáticos na sociedade. NELSON MAKAMO é um artista fortemente influenciado pelas crianças que vivem na área rural África do Sul, uma vez que acredita que elas incorporam a paz e a harmonia que cada pessoa procura na vida.
Nelson Makamo nasceu em 1982, no Limpopo, uma província mais a norte da África do Sul. O artista aperfeiçoou a sua arte no Artist Proof Studios, onde estudou gravura por três anos, depois de se formar explorou vários materiais, especialmente no meio que agora é sua assinatura, o carvão.
Em vez de mostrar as crianças africanas como desamparadas, o criador apresenta este tema de uma forma radiante e cheio de esperança. O artista zela pela procura da alegria eterna presente na criança dentro de cada um de nós que se encontra consumido por coisas mundanas.
A utilização de carvão, acrílico, aquarela, monotipos, serigrafia e pinturas a óleo fazem das pinturas e criações de crianças usando óculos coloridos um símbolo de conhecimento e genialidade.
Mapule Maoto, 11 anos, primo de Nelson Makamo é uma das estrelas que dá vida às obras do pintor. As peças visam apresentar a perspetiva de uma criança, com flores desenhadas de forma lúdica apresentadas nas mãos ou no cabelo dos sujeitos e grandes óculos redondos em seus rostos.
Makamo já expôs em grupos e individuais na África do Sul, França, Itália, América, Holanda, Reino Unido, Alemanha, Amsterdam e Escócia. A sua primeira exposição individual, Walk with Me, foi realizada na Obert Contemporary Gallery em Melrose Arch, Joanesburgo. A sua exposição coletiva mais notável foi ao lado de artistas sul-africanos consagrados em dez anos de gravura: David Krut Print Studio, em 2006. Os artistas convidados incluíram David Koloane, Colbert Mashile, Deborah Bell e William Kentridge.
O artista conta com orgulhosos fãs e proprietários das suas peças, como: Giorgio Armani, Annie Lennox, Alicia Keys e Oprah Winfrey. Nelson Makamo teve uma das suas pinturas de Mapule Maoto na capa da revista TIME.
Atualmente, Nelson trabalha como artista a tempo integral no seu estúdio em Joburg, o local que considera mais sagrado do mundo.